Recicla Sampa - Recicla Sampa oferece conteúdo de educação ambiental para escolas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Recicla Sampa oferece conteúdo de educação ambiental para escolas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo é promover reflexões sobre sustentabilidade e gestão correta dos resíduos sólidos.

O Recicla Sampa lança nesta semana um conteúdo especial com propostas de atividades de educação ambiental para professores de todo Brasil.

O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelo Currículo da Cidade de São Paulo e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Disponível para download gratuito, o objetivo do material é subsidiar professores de diferentes disciplinas de cada fase do ciclo educacional com dados e evidências sobre mudanças climáticas e resíduos sólidos.

Os exercícios e propostas de atividades pedagógicas buscam apresentar, contextualizar e promover reflexões e debates acerca dessas pautas, que além de transversais, são fundamentais para a construção de um mundo ambientalmente sustentável.

Durante cada fase educacional, serão implementadas práticas educativas adequadas, permitindo que o conhecimento seja absorvido de forma gradual e contínua.

Essas práticas estarão integradas às atividades básicas do dia a dia e vão garantir uma jornada de aprendizado consistente e aplicável.

Os temas passam pelos impactos da crise ambiental e do aquecimento global, chegam ao descarte correto dos resíduos sólidos e apresentam o destino do lixo coletado pela Prefeitura na capital.

Idealizados e produzidos pelos professores Ricardo Lopes Crispino e Ana Lucia Mendonça, os materiais e conteúdos de apoio para a preparação das aulas incluem textos de introdução, minidocumentários, ilustrações, vídeos, fotos e modelos de exercícios.

“Com esse documento, buscamos criar uma base sólida de conhecimento e sensibilização para educadores sobre conceitos fundamentais de diferentes temas vinculados à sustentabilidade ambiental do planeta”, explica Ana Lúcia Mendonça, empresária da área de comunicação e mestre em Ciências Florestais.  

Clique aqui e acesse o Recicla Sampa nas Escolas

Ricardo Lopes Crispino é biólogo (UNESP-RC) com experiência na área ambiental sob a ótica ecológica, assim como pela perspectiva da legislação ambiental (MSc e PhD – IOUSP), e tem mais de 25 anos de experiência na docência de disciplinas da área, atuando desde o ensino fundamental II, ensino médio, graduação, pós-graduação, ensino informal e educação ambiental.

Ana Lucia Mendonça é empresária da área de comunicação, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Florestais. Foi gestora de Unidades de Conservação e Gerente de Conservação Ambiental da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, Fundo Social de Solidariedade e Fundação Prefeito Faria Lima. Como consultora, desenvolveu importantes trabalhos para diferentes organizações, como Instituto Chico Mendes, Projeto Guri, além de ter sido pesquisadora da Fapesp.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024