Recicla Sampa - Recicla Sampa oferece conteúdo de educação ambiental para escolas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Recicla Sampa oferece conteúdo de educação ambiental para escolas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo é promover reflexões sobre sustentabilidade e gestão correta dos resíduos sólidos.

O Recicla Sampa lança nesta semana um conteúdo especial com propostas de atividades de educação ambiental para professores de todo Brasil.

O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelo Currículo da Cidade de São Paulo e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Disponível para download gratuito, o objetivo do material é subsidiar professores de diferentes disciplinas de cada fase do ciclo educacional com dados e evidências sobre mudanças climáticas e resíduos sólidos.

Os exercícios e propostas de atividades pedagógicas buscam apresentar, contextualizar e promover reflexões e debates acerca dessas pautas, que além de transversais, são fundamentais para a construção de um mundo ambientalmente sustentável.

Durante cada fase educacional, serão implementadas práticas educativas adequadas, permitindo que o conhecimento seja absorvido de forma gradual e contínua.

Essas práticas estarão integradas às atividades básicas do dia a dia e vão garantir uma jornada de aprendizado consistente e aplicável.

Os temas passam pelos impactos da crise ambiental e do aquecimento global, chegam ao descarte correto dos resíduos sólidos e apresentam o destino do lixo coletado pela Prefeitura na capital.

Idealizados e produzidos pelos professores Ricardo Lopes Crispino e Ana Lucia Mendonça, os materiais e conteúdos de apoio para a preparação das aulas incluem textos de introdução, minidocumentários, ilustrações, vídeos, fotos e modelos de exercícios.

“Com esse documento, buscamos criar uma base sólida de conhecimento e sensibilização para educadores sobre conceitos fundamentais de diferentes temas vinculados à sustentabilidade ambiental do planeta”, explica Ana Lúcia Mendonça, empresária da área de comunicação e mestre em Ciências Florestais.  

Clique aqui e acesse o Recicla Sampa nas Escolas

Ricardo Lopes Crispino é biólogo (UNESP-RC) com experiência na área ambiental sob a ótica ecológica, assim como pela perspectiva da legislação ambiental (MSc e PhD – IOUSP), e tem mais de 25 anos de experiência na docência de disciplinas da área, atuando desde o ensino fundamental II, ensino médio, graduação, pós-graduação, ensino informal e educação ambiental.

Ana Lucia Mendonça é empresária da área de comunicação, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Florestais. Foi gestora de Unidades de Conservação e Gerente de Conservação Ambiental da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, Fundo Social de Solidariedade e Fundação Prefeito Faria Lima. Como consultora, desenvolveu importantes trabalhos para diferentes organizações, como Instituto Chico Mendes, Projeto Guri, além de ter sido pesquisadora da Fapesp.


Últimas

Notícias

Mutirão global retira 3 mil toneladas de lixo das praias

Ação em mais de 100 países recolheu 13,9 milhões de resíduos em apenas um dia

31/08/2026
Notícias

Economia circular ganha força no setor industrial brasileiro

Seminário na FIESP debateu medidas para ampliar reaproveitamento de materiais no país

28/08/2026
Notícias

Estação Preço de Fábrica chega à Zona Leste

Projeto compra recicláveis diretamente da população com pagamentos via PIX

26/08/2026
Notícias

Quanto vale o lixo reciclável na cidade de São Paulo

Saiba o valor dos materiais que geram trabalho e renda para mais de mil famílias da cidade

24/08/2026