30 de Junho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Recicla Sampa lança nesta semana um conteúdo especial com propostas de atividades de educação ambiental para professores de todo Brasil.
O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelo Currículo da Cidade de São Paulo e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Disponível para download gratuito, o objetivo do material é subsidiar professores de diferentes disciplinas de cada fase do ciclo educacional com dados e evidências sobre mudanças climáticas e resíduos sólidos.
Os exercícios e propostas de atividades pedagógicas buscam apresentar, contextualizar e promover reflexões e debates acerca dessas pautas, que além de transversais, são fundamentais para a construção de um mundo ambientalmente sustentável.
Durante cada fase educacional, serão implementadas práticas educativas adequadas, permitindo que o conhecimento seja absorvido de forma gradual e contínua.
Essas práticas estarão integradas às atividades básicas do dia a dia e vão garantir uma jornada de aprendizado consistente e aplicável.
Os temas passam pelos impactos da crise ambiental e do aquecimento global, chegam ao descarte correto dos resíduos sólidos e apresentam o destino do lixo coletado pela Prefeitura na capital.
Idealizados e produzidos pelos professores Ricardo Lopes Crispino e Ana Lucia Mendonça, os materiais e conteúdos de apoio para a preparação das aulas incluem textos de introdução, minidocumentários, ilustrações, vídeos, fotos e modelos de exercícios.
“Com esse documento, buscamos criar uma base sólida de conhecimento e sensibilização para educadores sobre conceitos fundamentais de diferentes temas vinculados à sustentabilidade ambiental do planeta”, explica Ana Lúcia Mendonça, empresária da área de comunicação e mestre em Ciências Florestais.
Clique aqui e acesse o Recicla Sampa nas Escolas
Ricardo Lopes Crispino é biólogo (UNESP-RC) com experiência na área ambiental sob a ótica ecológica, assim como pela perspectiva da legislação ambiental (MSc e PhD – IOUSP), e tem mais de 25 anos de experiência na docência de disciplinas da área, atuando desde o ensino fundamental II, ensino médio, graduação, pós-graduação, ensino informal e educação ambiental.
Ana Lucia Mendonça é empresária da área de comunicação, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Florestais. Foi gestora de Unidades de Conservação e Gerente de Conservação Ambiental da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, Fundo Social de Solidariedade e Fundação Prefeito Faria Lima. Como consultora, desenvolveu importantes trabalhos para diferentes organizações, como Instituto Chico Mendes, Projeto Guri, além de ter sido pesquisadora da Fapesp.
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil
Organização sem fins lucrativos une reciclagem e defesa de animais abandonados