Garrafas de vidro. Foto: eammee/shutterstock.com
18 de Maio de 2018,12h29
Veja outros artigos relacionados a seguir
Quantas garrafas de vidro você consome em casa no dia a dia, seja com sucos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas? Mesmo que o número não seja alto, é sempre interessante pensar em separar este material do restante do lixo, já que a reciclagem com garrafa de vidro pode lhe ajudar a decorar a casa ou até mesmo a complementar a renda.
O vidro é um material 100% reciclável e, assim como o alumínio, pode ser reciclado infinitas vezes. Uma das grandes vantagens de sua reciclagem é que o vidro reciclado possui as mesmas características e a mesma qualidade de um vidro novo, feito com matérias-primas originais.
Mas, para além disso, é possível reaproveitar as garrafas de vidro que estão paradas em casa com ideias incríveis de artesanato. Se você gostaria de saber o que fazer com este material, a opção mais comum – e com diversas variações – é decorar uma garrafa para usá-la como vaso de flores e/ou plantas. Confira abaixo as ideias mais legais de reciclagem com garrafa de vidro:
1 – Antes de tudo, retire todos os rótulos e adesivos das garrafas e higienize-as corretamente
2 – Caso deseje misturar as tintas para obter cores diferentes das que possui, faça isso no pote até alcançar o tom desejado.
3 – Com a ajuda da seringa, puxe a tinta e despeje dentro de suas garrafas.
4 – Quando já tiver despejado uma quantidade razoável de tinta, vá girando a garrafa com as mãos.
5 – Quando terminar de pintar as garrafas, deixe-as secando de cabeça para baixo no recipiente ou jornal/tecido que possa ser sujo pela tinta.
O resultado final é este:
Ideia retirada deste post.
1 – Comece misturando partes iguais de água e cola branca para que a cola fique mais fluida. Com o pincel, vá passando a mistura de cola na garrafa por partes.
2 – Vá passando o barbante por toda a área que está com a mistura de cola.
3 – Depois que a garrafa estiver toda coberta, corte o barbante e cole a ponta com cola quente.
4 – Para decorar, você pode criar círculos com o próprio barbante, enrolando-o nele mesmo e colando a ponta com cola quente, como mostra a imagem abaixo.
5 – Também com a cola quente, que fixa melhor, cole os círculos na garrafa.
6 – Adicione a fita ao redor do gargalo, formando um laço, caso deseje um toque de delicadeza na decoração rústica.
O resultado final:
Ideia deste post.
1 – Antes de qualquer coisa, retire o rótulo e quais outros adesivos que tenham na garrafa e leve-a a um vidraceiro para que ele faça um furo rente ao fundo e passe o fio paralelo de cristal.
2 – Então, fure a rolha com a furadeira e passe o fio de cristal por ela.
3 – Agora, prepare a instalação do bocal passando o fio por ele e ligando-o no porta lâmpada. Instale o plug na outra ponta do fio, que servirá para ligar na tomada, e coloque o interruptor na comprimento desejado do fio.
4 – Com a cola de silicone, cole a rolha no bucal. A rolha ajuda a manter a instalação elétrica firme e centralizada na garrafa, além de dar acabamento.
5 – Ainda com a cola, fixe o porta lâmpada acima da rolha, para que ele sirva de suporte.
6 – Agora, basta instalar a lâmpada e a cúpula e seu abajur está pronto!
O resultado final:
Ideia deste post.
1 – Corte um quadrado de aproximadamente 15x15 cm do feltro.
2 – Coloque a vela na boca da garrafa, para ajudar, e cubra a mesma com o tecido. Cole a sobra para fixar o tecido na garrafa.
3 – Meça a quantidade ideal de feltro para cobrir toda a garrafa e corte outro quadrado. Agora, dobre o pano na garrafa, escondendo o avesso sempre que possível.
4 – Amarre o tecido com a fita soutache, deixando sobrar aproximadamente 15 cm de cada lado.
5 – Agora, pegue cerca de 60cm da fita larga e dobre-a pelo avesso no formato de um “X”, formando um falso laço.
6 – Com a ajuda da fita soutache, amarre o laço na boca da garrafa.
7 – Finalizando a decoração, é possível cortar o excesso da fita soutache ou enrolá-la com a ajuda de um lápis, como mostra a imagem abaixo.
O resultado final:
Ideia retirada deste post.
1 – Primeiramente, retire os rótulos de demais adesivos das garrafas e higienize-as. Depois de lavadas, espere que elas sequem completamente.
2 – Com a fita crepe, crie os desenhos geométricos que desejar. Use a imaginação para criar listras, retângulos e outros. Passe os dedos com força por cima das fitas para garantir que elas não saiam do lugar.
3 – Higienize as garrafas novamente (pode ser com um pano úmido), para garantir que nenhuma sujeira possa ter ficado na superfície. Então, com o pincel chato, pinte toda a extensão das garrafas. Para que o objeto fique totalmente coberto, é indicado que você passe três demãos de tinta (ou três borrifadas generosas, caso escolha a tinta em spray).
4 – Não espere a tinta secar completamente para retirar as fitas crepe, pois, se estiver muito seca, ela pode sair junto. Com a tinta ainda úmida, retire as fitas com cuidado.
5 – Deixe as garrafas secarem em lugar arejado. Depois, arrume as pequenas imperfeições que possam ter aparecido com o estilete.
O resultado final:
Ideia retirada deste post.
1 – Enrole a linha de algodão em volta da garrafa cerca de 5 a 6 vezes, amarre e corte as pontas. Deslize a linha até o fim da garrafa, retirando-a de volta da garrafa.
2 – Coloque a linha no recipiente e encha de removedor de esmalte. Deixe alguns segundos, até ter certeza de que ela está encharcada de removedor.
3 – Coloque a linha, agora molhada, em volta da garrafa novamente. A garrafa será cortada exatamente onde você colocar a linha, então tenha certeza de que ela está amarrada bem firme.
4 – Segure a garrafa com a boca para cima e, com o acendedor (ou o isqueiro), coloque fogo na linha. Apenas a linha pegará fogo e a chama é controlada.
5 – Vá girando a garrafa enquanto a linha vai pegando fogo, durante 20 ou 30 segundos, até que toda a garrafa esteja igualmente aquecida.
6 – Segure a garrafa com as duas mãos e coloque-a na pia (ou algum recipiente grande) cheia de gelo. As duas partes devem se separar com facilidade.
7 – Lixe as bordas da parte de baixo, que será o copo.
O resultado final:
Ideia retirada deste post.
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises