Recicla Sampa - Reciclagem de Alumínio: maior fábrica do continente é inaugurada em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Reciclagem de Alumínio: maior fábrica do continente é inaugurada em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Estoque de latas de Alumínio, Novelis. Foto: Recicla Sampa

Líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, a Novelis concluiu no último mês de junho as obras de expansão da sua unidade de Pindamonhangaba (SP), que agora é a maior da América do Sul.

O projeto de ampliação começou em novembro de 2018 e incluiu melhorias em processos como reciclagem, refusão, preparação de placas, laminação a quente e a  frio, acabamento e logística. O investimento total foi de R$ 750 milhões.

Segundo a empresa, a nova fábrica atingirá uma capacidade anual de 490 mil toneladas em reciclagem e 680 mil na produção de alumínios.

Ainda de acordo com a Novelis, as obras foram necessárias para atender a crescente demanda do alumínio no Brasil e vão assegurar o desenvolvimento sustentável dos clientes e da própria organização.

Com a expansão, espera-se gerar também 90 novas oportunidades de emprego fixo, além das 2.5 mil oportunidades criadas durante a construção.

Alumínio, orgulho nacional

O Brasil segue como um dos líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o índice de reciclagem no país ultrapassou 97% em 2020. 

De acordo com os dados, de 402 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391 mil, número que corresponde a aproximadamente 31 bilhões de unidades. A reciclagem deste tipo de resíduo é uma referência de economia circular no mundo todo, com renovação infinita das embalagens.

O fortalecimento da cadeia de reciclagem resulta em benefícios econômicos e ambientais. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores, além de promover a sustentabilidade através da reutilização das latas em circulação.

Em 2019, o Recicla Sampa produziu um mini-documentário em parceria com a Novelis, que é líder na fabricação de laminados de alumínio e maior produtora de chapas para latas de bebidas do mundo.

Texto produzido em 23/8/2021


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024