23 de Agosto de 2021,17h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, a Novelis concluiu no último mês de junho as obras de expansão da sua unidade de Pindamonhangaba (SP), que agora é a maior da América do Sul.
O projeto de ampliação começou em novembro de 2018 e incluiu melhorias em processos como reciclagem, refusão, preparação de placas, laminação a quente e a frio, acabamento e logística. O investimento total foi de R$ 750 milhões.
Segundo a empresa, a nova fábrica atingirá uma capacidade anual de 490 mil toneladas em reciclagem e 680 mil na produção de alumínios.
Ainda de acordo com a Novelis, as obras foram necessárias para atender a crescente demanda do alumínio no Brasil e vão assegurar o desenvolvimento sustentável dos clientes e da própria organização.
Com a expansão, espera-se gerar também 90 novas oportunidades de emprego fixo, além das 2.5 mil oportunidades criadas durante a construção.
O Brasil segue como um dos líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o índice de reciclagem no país ultrapassou 97% em 2020.
De acordo com os dados, de 402 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391 mil, número que corresponde a aproximadamente 31 bilhões de unidades. A reciclagem deste tipo de resíduo é uma referência de economia circular no mundo todo, com renovação infinita das embalagens.
O fortalecimento da cadeia de reciclagem resulta em benefícios econômicos e ambientais. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores, além de promover a sustentabilidade através da reutilização das latas em circulação.
Em 2019, o Recicla Sampa produziu um mini-documentário em parceria com a Novelis, que é líder na fabricação de laminados de alumínio e maior produtora de chapas para latas de bebidas do mundo.
Texto produzido em 23/8/2021
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos