Veja outros artigos relacionados a seguir
Atualmente, no mundo todo, um volume enorme de resíduos é despejado em lixões e aterros sanitários, desperdiçando oportunidade extraordinária de se produzir energia a partir do “lixo”. Todavia, em vários países, já existem usinas que utilizam o processo chamado de biodigestão anaeróbica, a decomposição de matéria orgânica que ocorre na ausência de oxigênio, gerando biogás e um resíduo líquido rico em minerais que pode ser utilizado como biofertilizante.
E agora o Brasil também dá os passos iniciais na produção deste tipo de energia. Está localizada na região metropolitana de Curitiba, a primeira planta industrial do país que transforma o lodo gerado pelo tratamento de esgoto e resíduos orgânicos em energia. A usina CS Bioenergia, em fase de pré-operação, é resultado de uma parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a empresa Catallini.
Instalada junto à Estação de Tratamento de Esgoto Belém, no município de São José dos Pinhais, a planta usa o lodo gerado pela estação e resíduos orgânicos – sobras de verduras, frutas, legumes e outros alimentos – coletados diariamente em shoppings e supermercados da região. (veja como ela funciona no vídeo ao final da entrevista abaixo).
Quando estiver em pleno funcionamento, a CS Bioenergia terá capacidade para gerar 2,8 MW de energia, o suficiente para abastecer 2.100 unidades consumidoras ou 8.400 pessoas.
Fonte: Conexão Planeta
Região central conta com novos pontos de coleta exclusivos para as guimbas
Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações
Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem
Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular