19 de Abril de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com alguma frequência, recebemos em nossos canais de atendimento a seguinte pergunta: como descartar amianto corretamente em São Paulo?
Muito comum em caixas d’água e telhas de edificações e construções antigas, o amianto é um material que pode causar diferentes doenças e já está proibido em 45 países, entre eles o Brasil.
Estudos indicam, por exemplo, que suas fibras são responsáveis pela maioria dos cânceres de pulmão ocupacionais.
Por isso, ainda em 2002, a resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) já classificava a substância como Classe D (perigosa).
Mas foi em 2017 que os ministros do STF seguiram a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e decretaram sua proibição definitiva na indústria brasileira.
Atenção! Nunca descarte amianto em caçambas comuns de entulho, em EcoPontos ou na coleta seletiva domiciliar.
Por ser um resíduo especial de Classe D, o amianto precisa ser descartado em aterros licenciados pelo órgão ambiental competente. No caso aqui de São Paulo, a Cetesb.
Portanto, você vai precisar contratar uma empresa especializada e devidamente cadastrada na Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (SP Regula).
Clique aqui e encontre a lista das empresas licenciadas em SP
Identifique corretamente os materiais que contêm amianto: verifique as informações no rótulo do produto ou, se necessário, procure a ajuda de um profissional especializado.
Use equipamentos de proteção individual (EPIs): ao manusear o amianto, é importante usar máscara, luvas, óculos de proteção e macacão.
Evite cortar, serrar ou perfurar o material: essas atividades podem causar a liberação de fibras de amianto no ar. O ideal é remover as peças inteiras e sem quebra.
Embale o material corretamente: o amianto deve ser embalado em sacos resistentes e etiquetados como "resíduo perigoso" para evitar sua dispersão.
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil