Recicla Sampa - Saiba como fazer uma festa infantil sustentável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Saiba como fazer uma festa infantil sustentável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Copos reutilizáveis podem ser adotados como substitutos dos copos descartáveis! Foto: ilen nalishawa / Shutterstock.com

Festa infantil é sinônimo de diversão, mas você já reparou na quantidade de lixo que fica quando todo mundo vai embora? Pois é! E para piorar, quase todos esses resíduos são de uso único e vão impactar negativamente o meio ambiente, mesmo se descartados corretamente.

Agora você deve estar se perguntando: tá bom, já entendi, mas existem opções sustentáveis para eu organizar a festa do meu filho, neto ou sobrinho?

Bom, atitudes sustentáveis podem e devem ser incentivadas desde cedo. Afinal, as novas gerações são a vanguarda de uma necessária mudança na relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente.

Pensando nisso, o Recicla Sampa elaborou um pequeno guia com cinco medidas para você adotar na próxima festa infantil que organizar. Se liga!

1- Realize a festa ao ar livre

Procure fazer a festa em um quintal, parque ou clube. Assim, você estará aproveitando a luz do dia e reduzirá o consumo de energia elétrica e de ar condicionado. Se a sua casa for bem iluminada e arejada, é só deixar as janelas abertas para entrar o máximo de iluminação natural.

Foto1
Crianças brincam em espaço aberto. Foto: Iakov Filimonov / Shutterstock.com

2- Envie convites eletrônicos ou ecológicos

Por que não modernizar a sua festa com o envio de convites digitais? Além de economizar com a impressão, você estará ajudando o planeta. Mas se preferir o envio de convites físicos, uma boa opção são aqueles feitos de papel reciclado, sem laminação e com tintas ecológicas.

Os convites da Papel Semente, por exemplo, são feitos de sementes personalizáveis, que podem ser plantadas na hora do descarte para virarem uma flor ou hortaliça.

3- Evite utensílios descartáveis

Pratos e talheres costumam ser um dos maiores vilões nas festas por gerarem um grande acúmulo de lixo. Por isso, se for possível opte por utensílios reutilizáveis de vidro.

Também é possível comprar copos e pratos de papel, que são vendidos em diversas opções de decorações. Uma dica para evitar o desperdício desnecessário é anotar o nome de cada convidado para que ele utilize apenas um prato e copo durante toda a cerimônia.

Foto1
Alternativas sustentáveis de balões. Foto: Recicla Sampa

4- Diga não aos balões

Os tradicionais balões são de uso único e depois da festa são destinados aos aterros sanitários. Opte por opções biodegradáveis ou guirlandas, bandeirinhas e lanternas de papel. Essas opções decoram da mesma forma e ainda são sustentáveis.

5- Opte por suqueiras e jarras

As suqueiras são recipientes de plástico ou vidro com uma torneira, que servem para acomodar e servir diferentes bebidas. É uma forma de incentivar uma alimentação mais saudável, sem refrigerante e de reduzir o volume de lixo causado pelas garrafas PET.

Texto produzido em 5/10/2021


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024