05 de Outubro de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Festa infantil é sinônimo de diversão, mas você já reparou na quantidade de lixo que fica quando todo mundo vai embora? Pois é! E para piorar, quase todos esses resíduos são de uso único e vão impactar negativamente o meio ambiente, mesmo se descartados corretamente.
Agora você deve estar se perguntando: tá bom, já entendi, mas existem opções sustentáveis para eu organizar a festa do meu filho, neto ou sobrinho?
Bom, atitudes sustentáveis podem e devem ser incentivadas desde cedo. Afinal, as novas gerações são a vanguarda de uma necessária mudança na relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente.
Pensando nisso, o Recicla Sampa elaborou um pequeno guia com cinco medidas para você adotar na próxima festa infantil que organizar. Se liga!
Procure fazer a festa em um quintal, parque ou clube. Assim, você estará aproveitando a luz do dia e reduzirá o consumo de energia elétrica e de ar condicionado. Se a sua casa for bem iluminada e arejada, é só deixar as janelas abertas para entrar o máximo de iluminação natural.
Por que não modernizar a sua festa com o envio de convites digitais? Além de economizar com a impressão, você estará ajudando o planeta. Mas se preferir o envio de convites físicos, uma boa opção são aqueles feitos de papel reciclado, sem laminação e com tintas ecológicas.
Os convites da Papel Semente, por exemplo, são feitos de sementes personalizáveis, que podem ser plantadas na hora do descarte para virarem uma flor ou hortaliça.
Pratos e talheres costumam ser um dos maiores vilões nas festas por gerarem um grande acúmulo de lixo. Por isso, se for possível opte por utensílios reutilizáveis de vidro.
Também é possível comprar copos e pratos de papel, que são vendidos em diversas opções de decorações. Uma dica para evitar o desperdício desnecessário é anotar o nome de cada convidado para que ele utilize apenas um prato e copo durante toda a cerimônia.
Os tradicionais balões são de uso único e depois da festa são destinados aos aterros sanitários. Opte por opções biodegradáveis ou guirlandas, bandeirinhas e lanternas de papel. Essas opções decoram da mesma forma e ainda são sustentáveis.
As suqueiras são recipientes de plástico ou vidro com uma torneira, que servem para acomodar e servir diferentes bebidas. É uma forma de incentivar uma alimentação mais saudável, sem refrigerante e de reduzir o volume de lixo causado pelas garrafas PET.
Texto produzido em 5/10/2021
Dados revelam desafios para ampliar volume de reaproveitamento e economia circular no país
Dado foi divulgado durante Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo
Organização africana transforma chinelos descartados nas praias em esculturas artísticas
Material reciclado paga imposto duas vezes e perde para matéria-prima virgem