Reciclagem nas empresas

Foto: GaudiLab / shutterstock.com

Saiba como incentivar a reciclagem no ambiente de trabalho

18/07/2018

Imagem - Conscientização ambiental nas empresas

Conscientização ambiental nas empresas

Pense na quantidade de resíduos que você gera diariamente em seu dia a dia no trabalho. Copos descartáveis para a água, copinhos descartáveis para os cafés, guardanapos usados, impressões sem necessidade. Agora, lembre-se do número de pessoas que trabalham no mesmo lugar que você e faça as contas da quantidade de lixo gerada. É pelo bem do nosso planeta que a reciclagem nas empresas deve ser incentivada.

Entenda o panorama brasileiro da reciclagem

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, publicado em 2016 pela Abrelpe (Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), nosso país é responsável por produzir 78,3 milhões de toneladas de lixo por ano.

Deste total, o Brasil conseguiu realizar a coleta correta de 71,3 milhões de toneladas, o que configura um índice de cobertura de coleta de 91% – pequeno avanço comparado ao ano anterior. Ainda assim, de qualquer forma, o dado é alarmante na medida em que confirma que 7 milhões de toneladas de resíduos não foram objeto de coleta e, portanto, tiveram destinação imprópria e inadequada.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, 31 milhões de brasileiros, ou seja, apenas 15% do total da população, tem acesso à reciclagem de lixo em nosso país. O restante, 85% da população, não tem acesso aos programas e, portanto, não fazem a destinação correta do lixo.

Com o intuito de minimizar o problema, desde 2010 o Brasil conta com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS que, apesar de ter sido instituída há mais de sete anos, ainda necessita de aplicação prática em diversos pontos.

Isso porque o crescimento descontrolado da população nos grandes centros gerou a consequente expansão na produção de lixo, e as políticas públicas não acompanharam o mesmo ritmo de crescimento.

Ou seja: se por um lado a geração de resíduos se mantém em patamares bastante elevados, por outro a reciclagem de lixo em nosso país ainda engatinha.

A conscientização

A primeira – e mais efetiva – medida que deve ser tomada para que os níveis de reciclagem subam (e as taxas de produção de resíduo caiam) é a conscientização da população. O processo deve começar dentro de casa, com pais educando seus filhos e os ensinando sobre a importância de atitudes sustentáveis.

O Recicla Sampa defende a adoção dos 5 'R's. É preciso repensar nosso jeito de viver e agir em São Paulo; recusar produtos e serviços que não estejam comprometidos com o respeito ao meio ambiente; reduzir o volume de resíduo que cada um de nós geramos; reutilizar tudo que for possível para aumentar a vida útil dos produtos e tornar as coisas menos descartáveis; reciclar todo o resíduo que for possível.

Dentro das empresas

A reciclagem nas empresas deve ser incentivada sempre que possível. Antes de mais nada, é interessante que os diretores, gestores ou demais funcionários em cargos hierárquicos mais altos conversem com suas equipes e expliquem a importância de uma nova atitude para preservação do meio ambiente.

Muitas vezes, as companhias já incluem uma atitude mais sustentável em suas missões e valores. Para que isso funcione, é importante que todos os funcionários estejam engajados e motivados a participarem de campanhas específicas.

A ideia mais simples diz respeito a incentivar a separação dos resíduos criados durante o dia a dia corporativo. Se a empresa utiliza e descarta muitos papéis, por exemplo, é interessante que todos os andares tenham um objeto adequado para o descarte correto. 

 

Imagem - Lata de recicláveis na empresa. Foto: Monkey Business Images / shutterstock.com

Lata de recicláveis na empresa. Foto: Monkey Business Images / shutterstock.com

Dicas para realizar a reciclagem nas empresas

Diversas medidas podem e devem ser tomadas para que a redução, a reutilização e a reciclagem se tornem cada vez mais presentes e naturais no dia a dia corporativo.

O site RH.com.br, sobre gestão de pessoas, dá algumas dicas para que a conscientização seja feita da melhor maneira possível. São elas:

1 - Ao falar em reciclagem, é preciso que a empresa tenha um local apropriado para depositar o material coletado como, por exemplo, depósitos para papéis, plástico, vidro, metais e lixo orgânico.

2 - Dê um nome oficial à campanha. Isso dará uma identidade ao programa e o tornará parte da cultura da empresa.

3 - Institua um dia para lançar a campanha e lembrar a equipe sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência do homem. Nos anos posteriores, essa mesma data poderá fazer parte do calendário oficial da empresa e quando isso ocorrer, escolha um funcionário que se destacou na campanha de reciclagem. A organização poderá conceber a esse profissional o título de "Amigo da Natureza" e premiá-lo simbolicamente com um certificado, uma camiseta e uma medalha, por exemplo.

4 - É importante que seja formada uma comissão para coordenar a campanha. Isso dará um norte às ações, permitirá um planejamento e os resultados certamente serão mais eficazes. Os membros podem ser representantes de setores estratégicos da empresa e que realmente estejam dispostos a "abraçar" a iniciativa.

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados