Saiba como são recicladas esponjas de lavar louça

09/11/2021

Imagem - Esponjas. Foto: Recicla Sampa

Esponjas. Foto: Recicla Sampa

Recentemente, o Recicla Sampa chamou atenção para o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, que chegou ao seu sexto ano de vida com dois milhões de esponjas coletadas ao redor do Brasil.

Capitaneado pela TerraCycle, em parceria com a gigante 3M, o projeto de logística reversa, além de coletar e reciclar o material, impedindo seu nocivo impacto no meio ambiente, também inclui uma frente social que já deu aquela força para mais de 400 organizações sem fins lucrativos no país.

Mas o que muita gente perguntou é: para onde vai tanta esponja? E como elas são recicladas?

Bom, o pessoal da TerraCycle, além de responder em formato de texto, que você encontra abaixo, também fez um post muito legal no Reels do Instagram.

Reciclagem das Esponjas

A reciclagem das esponjas começa com a triagem e armazenamento do material até ser alcançado o volume necessário para que seja realizado o processamento.

Após essa etapa, as esponjas passam por uma esteira que as destina para o setor de moagem, onde são fragmentadas, e depois para a micronização, que consiste em uma moagem ultrafina, funcionando como um grande triturador.

Desse modo, as partículas são ensacadas e extrusadas (derretidas e injetadas), dando o formato de macarrões, que ao serem cortados se formam grãos plásticos chamados pellets.

Esses pellets são comercializados para as indústrias, onde serão empregados em diversos fins como a produção de caixas de frutas, cones de trânsito, baldes, pás de lixo, lixeiras, vasos de planta e até displays de supermercado.

Clique aqui e saiba como aderir ao Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados