11 de Novembro de 2019,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei 99/2019 que proíbe o uso de copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis aos consumidores de bares, restaurantes, padarias, hotéis e outros estabelecimentos comerciais. A iniciativa é de autoria do vereador Xexéu Tripoli (PV) e agora precisa da sanção do prefeito Bruno Covas.
O projeto prevê aos infratores advertências e sanções no caso de estabelecimentos que ainda utilizem os itens, como multa no valor de mil reais. Se o local for autuado mais de uma vez, as multas vão crescendo de valor, podendo chegar a 4 mil reais, com nova intimação. Já na sexta autuação, o estabelecimento corre risco de fechamento.
Vale lembrar que não é a primeira vez que a cidade está a favor do meio ambiente e proibindo itens plásticos. Em 25 de junho, o prefeito Bruno Covas sancionou projeto de lei proibindo fornecimento de canudos de plástico na capital paulista. A iniciativa também foi da responsabilidade do vereador Xexéu Tripoli.
No estado de São Paulo, os canudinhos também foram proibidos em estabelecimentos comerciais. A ordem foi regulamentada em 16 de outubro e publicada no Diário Oficial do Estado.
Fonte: G1
Texto produzido em 07/11/2019
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo
Embale e identifique tudo que possa cortar ou ferir os trabalhadores da reciclagem