26 de Abril de 2021,14h00
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Um grupo de startups busca encontrar uma nova maneira de reciclar baterias de carros com processos que utilizam água, produtos químicos e eletricidade no lugar da fundição de alto calor, identificada pelos especialistas como a indústria mais poluente do mundo.
Uma das primeiras empresas a apresentar essa nova tecnologia de reciclagem para o mercado é a ACE Green Recycling Inc. Em entrevista à Reuters, Nishchay Chadha, CEO da companhia, afirmou que desenvolveu um processo em temperatura ambiente que transforma o chumbo de baterias em lingotes prontos para serem reutilizados pelos fabricantes.
Em sua fábrica em Ghaziabad, nos arredores da capital indiana, Nova Délhi, a empresa usa máquinas que funcionam com eletricidade para refinar o metal. Plástico e outros componentes também presentes nas baterias são reciclados separadamente. Ainda de acordo com Chadha, as novas tecnologias quase não produzem emissões em comparação com a fundição tradicional.
Analistas e especialistas afirmam que as novas tecnologias são promissoras, mas ainda é cedo para dizer se alguma delas é viável em grande escala. "Demos um grande passo. Se for economicamente e comercialmente viável, é um passo fantástico", disse Richard Fuller, CEO da agência ambiental Pure Earth.
Segundo algumas das principais agências ambientais do mundo, a reciclagem de baterias de chumbo é a indústria mais poluente que existe.
"Gases e poeiras emitidos nos processos de reciclagem, liberados no derretimento em pequena escala, unidos à fundição de chumbo derretido, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas", destacou um relatório produzido em 2016.
A reciclagem de baterias é responsável por cerca de dois terços do suprimento mundial de chumbo refinado, que também é usado em cabos, munições e tintas. O metal é comercializado atualmente por cerca de US$ 2 mil a tonelada. Em todo o mundo, as startups representam apenas uma pequena fração da indústria de reciclagem desse tipo de baterias. O setor tem um faturamento anual estimado em US $ 17,5 bilhões, contando apenas o valor do metal.
Texto produzido em 25/4/2021
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