Recicla Sampa - Startups apresentam novas tecnologias para reciclagem de baterias
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Startups apresentam novas tecnologias para reciclagem de baterias

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Bateria de carro usada. Foto: ASphotostudio / Envato

Um grupo de startups busca encontrar uma nova maneira de reciclar baterias de carros com processos que utilizam água, produtos químicos e eletricidade no lugar da fundição de alto calor, identificada pelos especialistas como a indústria mais poluente do mundo.

Uma das primeiras empresas a apresentar essa nova tecnologia de reciclagem para o mercado é a ACE Green Recycling Inc. Em entrevista à Reuters, Nishchay Chadha, CEO da companhia, afirmou que desenvolveu um processo em temperatura ambiente que transforma o chumbo de baterias em lingotes prontos para serem reutilizados pelos fabricantes.

Em sua fábrica em Ghaziabad, nos arredores da capital indiana, Nova Délhi, a empresa usa máquinas que funcionam com eletricidade para refinar o metal. Plástico e outros componentes também presentes nas baterias são reciclados separadamente. Ainda de acordo com Chadha, as novas tecnologias quase não produzem emissões em comparação com a fundição tradicional.

Analistas e especialistas afirmam que as novas tecnologias são promissoras, mas ainda é cedo para dizer se alguma delas é viável em grande escala. "Demos um grande passo. Se for economicamente e comercialmente viável, é um passo fantástico", disse Richard Fuller, CEO da agência ambiental Pure Earth.

Segundo algumas das principais agências ambientais do mundo, a reciclagem de baterias de chumbo é a indústria mais poluente que existe. 

"Gases e poeiras emitidos nos processos de reciclagem, liberados no derretimento em pequena escala, unidos à fundição de chumbo derretido, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas", destacou um relatório produzido em 2016.


A reciclagem de baterias é responsável por cerca de dois terços do suprimento mundial de chumbo refinado, que também é usado em cabos, munições e tintas. O metal é comercializado atualmente por cerca de US$ 2 mil a tonelada. Em todo o mundo, as startups representam apenas uma pequena fração da indústria de reciclagem desse tipo de baterias. O setor tem um faturamento anual estimado em US $ 17,5 bilhões, contando apenas o valor do metal. 

Texto produzido em 25/4/2021


Últimas

Notícias

João do Clima leva voz da juventude amazônica à COP30

Líder da Geração Z alerta sobre impactos da crise climática nas periferias do país

14/11/2025
Notícias

Lei de Incentivo à Reciclagem recebe R$ 2,2 bi em propostas

São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores

12/11/2025
Notícias

Startup brasileira vence o Earthshot Prize 2025

Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica

10/11/2025
Notícias

Corrida global à sucata pressiona metas de reciclagem da Novelis

Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa

07/11/2025