"Tinder da Reciclagem" é reconhecido em premiação apoiada pela UNESCO

12/02/2020

Imagem - O idealizador e coordenador da plataforma, Mundano e Breno Castro Alves receberam prêmio em Paris, na França. Foto: Karina Gomes / DW

O idealizador e coordenador da plataforma, Mundano e Breno Castro Alves receberam prêmio em Paris, na França. Foto: Karina Gomes / DW

O aplicativo Cataki, ferramenta brasileira que tem como objetivo conectar catadores de materiais recicláveis, moradores e empresas que pretendem descartar resíduos, venceu o prêmio de inovação do Fórum Netexplo, observatório independente de estudos sobre impacto de tecnologias na sociedade e nos negócios. O projeto foi considerado uma das 10 maiores inovações tecnológicas do planeta. A premiação é realizada em parceria com a Unesco, entidade da ONU direcionada à Educação, Ciência e Cultura.

A entrega do prêmio ocorreu na sede da Unesco em Paris, na França. O idealizador da plataforma, Mundano, recebeu a gratificação Innovation Forum Netexplo ao lado de Breno Castro Alves, coordenador da ação.

"Lutamos pelo reconhecimento dos catadores de lixo, que são verdadeiros agentes ambientais. O app é uma forma alternativa de aumentar a renda dos catadores com um benefício ambiental sem preço", disse o criador do projeto durante o evento ao portal de notícias G1.

Considerado o “Tinder da Reciclagem”, o app permite localizar os catadores que estão mais próximos da região onde a coleta precisa ser feita. Criado em 2012, a iniciativa surgiu a partir de mutirões para grafitar carroças de moradores e realizar reparos nos veículos. Desde o lançamento, em julho de 2017, mais de 500 catadores de quase 100 cidades brasileiras se registraram. Para saber mais sobre o Cataki, clique aqui.

Fontes: The Greenest Post, G1, Hypeness

Texto produzido em 01/03/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados