Recicla Sampa - "Tinder da Reciclagem" é reconhecido em premiação apoiada pela UNESCO
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

"Tinder da Reciclagem" é reconhecido em premiação apoiada pela UNESCO

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O idealizador e coordenador da plataforma, Mundano e Breno Castro Alves receberam prêmio em Paris, na França. Foto: Karina Gomes / DW

O aplicativo Cataki, ferramenta brasileira que tem como objetivo conectar catadores de materiais recicláveis, moradores e empresas que pretendem descartar resíduos, venceu o prêmio de inovação do Fórum Netexplo, observatório independente de estudos sobre impacto de tecnologias na sociedade e nos negócios. O projeto foi considerado uma das 10 maiores inovações tecnológicas do planeta. A premiação é realizada em parceria com a Unesco, entidade da ONU direcionada à Educação, Ciência e Cultura.

A entrega do prêmio ocorreu na sede da Unesco em Paris, na França. O idealizador da plataforma, Mundano, recebeu a gratificação Innovation Forum Netexplo ao lado de Breno Castro Alves, coordenador da ação.

"Lutamos pelo reconhecimento dos catadores de lixo, que são verdadeiros agentes ambientais. O app é uma forma alternativa de aumentar a renda dos catadores com um benefício ambiental sem preço", disse o criador do projeto durante o evento ao portal de notícias G1.

Considerado o “Tinder da Reciclagem”, o app permite localizar os catadores que estão mais próximos da região onde a coleta precisa ser feita. Criado em 2012, a iniciativa surgiu a partir de mutirões para grafitar carroças de moradores e realizar reparos nos veículos. Desde o lançamento, em julho de 2017, mais de 500 catadores de quase 100 cidades brasileiras se registraram. Para saber mais sobre o Cataki, clique aqui.

Fontes: The Greenest Post, G1, Hypeness

Texto produzido em 01/03/2019


Últimas

Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025
Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025