02 de Maio de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista, iniciou um programa de educação ambiental e instalou 240 coletores nas praias da cidade para o descarte correto de bitucas.
De acordo com a Poiato Recicla, empresa responsável pela operação no município, em apenas um mês a iniciativa coletou mais de 22 mil unidades do resíduo, altamente tóxico e um dos mais encontrados nas praias brasileiras.
Segundo Tatiana Araújo, representante do projeto, os números correspondem ao mês de março e reforçam a necessidade de campanhas educativas.
“Bitucas levam até 15 anos para desaparecer do meio ambiente, mas as toxinas continuam agindo de forma invisível”, conta Araújo.
Para se ter uma ideia, um estudo recente revelou que a cada oito quilômetros de praias no Brasil são encontradas nada menos que 200 mil bitucas de cigarro.
Os dados foram resultado da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água, que visa combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos.
O projeto conta com recursos da Taxa Municipal de Preservação Ambiental (TPA) e foi deliberado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA).
A verba contempla a coleta mensal do material, a destinação correta e o tratamento das bitucas, que passam por um processo de transformação em massa celulósica.
Esse insumo é utilizado na produção de peças de artesanato durante oficinas com instituições como a APAE e grupos de artesãos locais.
Educação ambiental e políticas públicas transformaram país em referência no mundo
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França em Conferência da ONU
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil