Recicla Sampa - União Europeia endurece regras para evitar Greenwashing
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

União Europeia endurece regras para evitar Greenwashing

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Informações vão passar por verificação independente e precisam de comprovação científica. Foto: Image Point Fr / shutterstock.com

A Comissão da União Europeia para o Meio Ambiente anunciou na última semana o endurecimento das regras para evitar o Greenwashing, termo usado para identificar empresas que buscam enganar os consumidores com informações incompletas e mentirosas sobre responsabilidade ambiental.

De acordo com o texto do documento, as empresas que decidirem fazer afirmações ecológicas sobre seus produtos ou serviços terão que respeitar normas mínimas, fundamentar essas alegações e comunicar essa fundamentação para o público.

Na prática, qualquer ação de sustentabilidade comunicada precisará ser verificada de forma independente e comprovada com evidências científicas.

Além de acabar com mensagens vazias, como “protetor solar amigo do oceano” ou “entrega com compensação de CO2”, as novas normas também proíbem a divulgação e criação de rótulos ambientais públicos e privados.

A exceção são o rótulo ecológico e o logotipo de alimentos orgânicos da União Europeia, que certificados oficialmente, já garantem a confiabilidade das informações.

Por falar em rótulos, a proposta também pretende regulamentar o setor. Existem atualmente pelo menos 230 rótulos nos países da UE e há evidências de que essa quantidade confunde e causa desconfiança nos consumidores.

O que é Greenwashing?

A expressão significa algo como “maquiagem verde” ou “lavagem verde”. É um termo para definir empresas que criam uma falsa aparência de sustentabilidade em seus produtos ou embalagens, mas na verdade impactam violentamente o meio ambiente com suas atividades.

Em geral, a estratégia é utilizar termos vagos e sem embasamento, além de certificações mentirosas, que levam o consumidor a acreditar que aquele produto é ecologicamente responsável.

Um exemplo bem legal é apresentado no documentário Seaspiracy – Mar Vermelho, que denuncia a farsa dos rótulos Dolphin Safe e Marine Stewardship Council nas embalagens de atum enlatado. Para combater esse tipo de conduta só há um caminho.

Precisamos ficar atentos aos rótulos dos produtos nos supermercados e lojas que apresentam informações imprecisas e certificados não emitidos por órgãos confiáveis como FSC Brasil, PROCEL e CERFLOR.

No site do IDEC também dá para conferir algumas empresas brasileiras que já foram flagradas praticando Greenwashing.

Fique atento e dê sempre preferência aos produtos realmente sustentáveis!


Últimas

Notícias

Indústrias avançam na adoção da economia circular no Brasil

Reciclagem, inovação e corte de custos impulsionam transformação em diferentes setores

19/05/2025
Notícias

Dia Mundial da Reciclagem é um chamado à ação

Data para reforça papel da gestão correta dos resíduos para a sustentabilidade ambiental

16/05/2025
Notícias

Compostagem vira lei e muda rotina de Nova York

Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana

15/05/2025
Notícias

Cada mil toneladas de recicláveis podem gerar até dez empregos

Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais

14/05/2025