Recicla Sampa - Uso de plástico bateu recorde global em 2021
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Uso de plástico bateu recorde global em 2021

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Estudo indica que foram geradas 139 milhões de toneladas de plásticos descartáveis. Foto: sommart sombutwanitkul / shutterstock.com

Um estudo capitaneado pela Minderoo Foundation indica que foram geradas 139 milhões de toneladas de resíduos plásticos de uso único no mundo em 2021.

Apesar dos esforços globais, são seis milhões de toneladas a mais do que em 2019, quando o primeiro Índice de Fabricantes de Resíduos Plásticos foi divulgado pela organização. 

Em resumo, estamos produzindo uma quantidade recorde de resíduos plásticos descartáveis, principalmente os fabricados em polímeros criados a partir de combustíveis fósseis.

O documento revelou também que o crescimento deste tipo de lixo e foi impulsionado pela demanda por embalagens flexíveis, como filmes e sachês, ambos com baixíssima reciclabilidade.

Nos últimos anos, governos do mundo todo anunciaram políticas para reduzir o volume de plásticos de uso único, proibindo a fabricação e comercialização de canudos e talheres, recipientes para alimentos, cotonetes, sacolas e bexigas.

Mas o relatório descobriu que a reciclagem não conseguiu acompanhar o ritmo para lidar com a quantidade de plástico produzida.

Isso significa que esses resíduos têm mais probabilidade de serem descartados em aterros, praias, rios e oceanos do que de irem para reciclagem.

O que é o Tratado do Plástico

Representantes de governos, do setor privado e da sociedade civil do mundo inteiro estão reunidos no Uruguai para desenvolver um instrumento internacional que busca acabar com a poluição plástica globalmente.

Previsto para ser lançado em 2024, tudo indica que será um documento amplo e juridicamente vinculativo. Ou seja, que não se restringiria apenas a promover a reciclagem e a coleta do que já existe de lixo plástico no mundo, mas também incluiria restrições à sua fabricação.

Especialistas ouvidos pelo New York Times afirmam que esse é o tratado mais importante desde o Acordo de Paris em 2015, quando houve consenso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A primeira sessão deste Comitê Intergovernamental de Negociação (INC-1) começa nove meses depois que representantes de 175 países aprovaram uma resolução histórica em Nairóbi, Quênia. O evento reuniu quase cinco mil pessoas, 3.400 presencialmente.


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024