82% dos brasileiros consideram sustentabilidade importante, diz pesquisa

28/07/2021

Imagem - Comprar produtos a granel é uma das alternativas para o consumidor responsável. Foto: Natalia Deriabina / Shutterstock

Comprar produtos a granel é uma das alternativas para o consumidor responsável. Foto: Natalia Deriabina / Shutterstock

A sustentabilidade é considerada um tema relevante para 82% dos brasileiros, de acordo com dados da Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado. O levantamento foi realizado com 2.203 pessoas e apresenta a opinião da população sobre meio ambiente e negócios.

Os dados evidenciaram que 37% dos entrevistados já deixaram de consumir produtos de empresas que não se adequaram à pauta de preservação ambiental. As empresas ecológicas são preferidas por 82% dos brasileiros e 62% levam em consideração essa postura consciente no momento da compra.

Ainda de acordo com a pesquisa, a adoção de medidas simples como o uso de lâmpadas econômicas e o controle do uso de água é realizada por 60% da população. Enquanto 49% busca reutilizar as embalagens e separar o lixo para reciclagem.

Os consumidores estão dispostos até mesmo a gastar mais dinheiro se sentirem que estão fazendo algo pelo meio ambiente. O levantamento demonstrou que 62% preferem pagar mais caro por um produto que seja sustentável e ambientalmente responsável.

Questões sociais também são consideradas. Segundo a pesquisa, trabalho análogo à escravidão, poluição, corrupção, maus tratos aos funcionários, testes em animais e denúncias de assédio estão entre os principais motivos de desistência de consumo em uma empresa.

Visando essa nova mudança no mercado, foi criado o termo ESG. Trata-se de uma sigla em inglês que pode ser traduzida como Ambiental, Social e Governança. Refere-se à uma postura de cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social e adoção de melhores práticas de gestão que podem ser adotadas por uma empresa.

A pesquisa realizada pela Opinion Box revelou também que essa postura consciente do consumidor começa com atitudes dentro de casa. Apenas 2% dos participantes da pesquisa revelaram que não colocam em prática nenhuma ação sustentável.

Bom, agora, provavelmente, você deve estar se perguntando: legal, também sou do time da defesa do meio ambiente, mas como posso ter hábitos ainda mais sustentáveis no meu cotidiano?

O Recicla Sampa te ajuda! Preparamos um resumo dos Cinco Rs da Sustentabilidade. Se liga!

Recicle

Descarte os resíduos corretamente e seja responsável pelo seu lixo, ajudando a preservar o meio ambiente. Transforme isso em um hábito por meio da informação. Estude as maneiras certas de descartar cada resíduo e sempre separe o lixo em dois: orgânico e reciclável.

Reduza  

Consuma de maneira consciente para diminuir o volume de lixo descartado. Atente-se à embalagem de um produto para verificar se ela é ambientalmente responsável. Evite comprar um produto novo, conserte-o sempre que for possível.

Repense

Reconsidere a sua forma de consumo e a maneira como enxerga o descarte do lixo. Você é o primeiro e principal responsável pelos resíduos que produz, depois são os órgãos públicos.

Reúse

Reaproveite materiais recicláveis e água, utilizando-os mais de uma vez. Reutilizar um produto mais de uma vez, independentemente de sua função inicial, pode contribuir muito para a diminuição da exploração de uma nova matéria prima que resultará na produção de um outro produto.

Recuse

Diga não quando for necessário para a preservação do meio ambiente. Repense velhos hábitos. Muitas vezes a melhor saída é dizer não. Nem sempre aquilo que parece proporcionar maior conforto individual, na verdade, é realmente necessário.

Texto produzido em 28/07/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados