Você pratica os 5Rs da sustentabilidade?

17/08/2018

Em uma cidade como São Paulo, que produz 12 mil toneladas de lixo por dia, evitar o desperdício, o consumo e a exploração dos recursos naturais requer pequenas atitudes de cada cidadão e, principalmente, uma mudança de hábitos na rotina diária da população.

Para dar o pontapé inicial ao processo de reciclagem é fundamental praticar os 5Rs da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar, recusar e reciclar, o que também permite que as pessoas vivam em harmonia com o planeta.

Por isso:

Repense – compre menos por impulso e controle o consumo exagerado. Refletir sobre o tempo de vida dos produtos fará com que você adquira mercadorias com mais consciência. Utilize a bicicleta, ao invés de carro como forma de transporte. Substitua o uso da energia elétrica pela luz natural que entra pelas janelas. Feche a torneira de água ao escovar os dentes.

Reduza – diminuir o consumo de recursos naturais é essencial para a preservação do meio ambiente. Reduza o consumo de embalagens e compre produtos com maior durabilidade. Procure consertar equipamentos eletrônicos, por exemplo, ao invés de descartá-los. É mais barato e evita o desperdício.

Reúse – procure uma alternativa para os objetos sem utilidades. Potes de vidro podem armazenar alimentos a granel, temperos e congelar frutas, legumes e verduras. A água da máquina de lavar roupas e do chuveiro durante o banho podem ser reutilizadas na lavagem do carro, do quintal ou de embalagens recicláveis.

Recuse – diga não aos vilões da natureza e do meio ambiente: canudos, copos, pratos e talheres de plástico e sacolinhas plásticas. Eles levam centenas de anos para se decompor e contaminam a fauna e a vida marinha. Produtos feitos de bambu, inox e vidro substituem esses materiais.

Recicle – embalagens plásticas e longa vida, latinhas de alumínio, garrafas PET, óleo de cozinha, papéis e vidros são materiais recicláveis. Reciclar gera emprego e economiza recursos naturais, por isso engaje familiares, amigos e vizinhos nessa causa! É muito fácil: basta separar o lixo em dois, reciclável e comum. O restante deixe por conta das concessionárias de limpeza urbana da cidade.

Descartar o lixo corretamente contribui para uma vida melhor!

Tags: dicas, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados