Recicla Sampa - A voz e os ouvidos dos oceanos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

A voz e os ouvidos dos oceanos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Com uma tripulação 100% feminina, movimento vai navegar pelas estradas do país.

Capitaneado pela lenda-viva Heloisa Schurmann, líder do movimento Voz dos Oceanos, a equipe do veleiro Kat zarpou de Itajaí (SC) no último dia 11 de maio em uma nova expedição pelo Brasil.

Com uma tripulação 100% feminina, o time dessa vez vai navegar pelas estradas do país e nos próximos 60 dias passará por 20 cidades litorâneas, até chegar a Belém do Pará.

O objetivo é fazer um levantamento e apresentar um diagnóstico da presença de microplásticos em organismos marinhos. O foco, além do impacto ambiental, é a preocupação com a segurança alimentar da nossa população.

Posteriormente, os dados serão analisados nos laboratórios do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo em um estudo inédito liderado pelo Prof. Dr. Alexander Turra, coordenador da Cátedra Unesco de Sustentabilidade Oceânica.

“Além da pesquisa em si, esperamos reaproximar a ciência da sociedade”, conta Heloisa, em coluna publicada no portal Ecoa. “Escutar, respeitar, valorizar e incentivar a ciência é algo que deveria ser natural, cotidiano”, completa a capitã.

Tripulação

O time é composto pela bióloga marinha do Instituto Oceanográfico da USP, Marília Nagata. A doutoranda em Oceanografia comanda a parte científica da expedição.

Completa a escalação, a equipe de produção audiovisual, com a oceanógrafa e produtora de conteúdo Katharina Grisotti, a bióloga marinha e produtora de estrada, Jessyca Lopes, e Thamys Trindade, jornalista, documentarista e diretora de fotografia, especializada em conservação da natureza.

Na base fica a jornalista e roteirista Bárbara Clara Costa.

"Para a gente ser a Voz dos Oceanos, teremos que ser os ouvidos também. Então, espero que a gente seja boas escutadoras de novas relações ambientais, novas descobertas para conseguir unir ainda mais o conhecimento científico e o saber popular", disse Thamys no dia da partida da missão.


Últimas

Notícias

Bienal do Lixo une arte, cultura e educação ambiental em SP

Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital

28/04/2025
Notícias

Agostiniano Mendel sedia 2º Congresso Nacional Escolas Lixo Zero

Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil

25/04/2025
Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025