09 de Fevereiro de 2026,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Embalagens plásticas usadas no banheiro também fazem parte da coleta seletiva e não devem ser descartadas no lixo comum.
Potes de xampu, condicionador, cremes e produtos de beleza são recicláveis e precisam ser destinados ao lixo reciclável, sempre limpos e sem resíduos de produto.
Papéis limpos, como caixas de medicamentos, bulas e o papelão do rolo de papel higiênico, também devem ir para a reciclagem.
Já papéis sujos, fraldas, absorventes e papel higiênico usado precisam ser descartados no lixo comum. Alguns itens geram mais dúvidas.
Escovas de dente, giletes, lâminas e cotonetes até são recicláveis na teoria, mas não têm reciclabilidade na prática em São Paulo.
Por isso, acabam como rejeito. No caso de lâminas e giletes, o descarte deve ser feito no lixo comum, sempre embalados e protegidos, para evitar acidentes com coletores.
Cotonetes de haste plástica também não têm reciclabilidade e devem ser evitados. Sempre que possível, a orientação é optar por alternativas mais sustentáveis disponíveis no mercado.
Já as embalagens de medicamentos, mesmo vazias, não devem ser descartadas no lixo comum nem no reciclável.
Elas precisam ser entregues em pontos de coleta específicos, como farmácias, UBSs e hospitais, junto com medicamentos vencidos.
Separar corretamente os resíduos do banheiro é um gesto simples que protege o meio ambiente, cuida da saúde pública e contribui para a valorização do trabalho das cooperativas de reciclagem.
Pesquisa reforça importância da educação ambiental para ampliar reciclagem no Brasil
Evento reúne líderes, empresas e sociedade em busca de soluções para o futuro sustentável
Marco ambiental fortaleceu economia circular no Brasil, mas metas estão longe do ideal
Diagnóstico da Yattó expõe perdas para catadores e gargalos da coleta seletiva no país