Recicla Sampa - Academia transforma esforço físico dos alunos em energia elétrica
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Academia transforma esforço físico dos alunos em energia elétrica

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Em um único treino é gerado cerca de 160 watts-hora. Foto: Willian Choquette / Pexels

Já imaginou uma academia onde você pode praticar seus exercícios físicos e queimar calorias indesejadas de forma ecologicamente correta? Nos Estados Unidos, esse conceito já é realidade. É nesse formato que funciona a Eco Gym, espaço de treinamento que captura o esforço físico gerado pelos usuários e converte em eletricidade para colocar todos os equipamentos do local em movimento.

A corporação fitness é equipada com bikes indoor que obtêm a força gerada durante o treino e transforma em corrente elétrica. Além das magrelas, o ambiente possui 21 máquinas cardiovasculares que também reproduzem eletricidade. Tudo isso é possível graças a tecnologia de microinversores que, quando conectados em uma tomada, transpõem o impulso produzido em quilowatts, capazes de fornecer 160 watts-hora em um único treino.

Situado especificamente em Rochester, em Nova Iorque, o estabelecimento ainda conta com o auxílio de um telhado solar fotovoltaico (dispositivo utilizado para captar luz do sol e converter em força) de 26 kilowatts, e duas pequenas turbinas eólicas (método que transforma as correntes de vento em energia mecânica) de 8,9 quilowatts. Todos esses aparatos mantêm o edifício em pleno funcionamento, tudo por meio de energia verde e limpa. A academia faz parte de uma iniciativa conhecida como Imaginarium.

“É um projeto imaginado há algum tempo e quando nossa equipe começou a desenvolver o Eco Gym, sabíamos que o equipamento ECO-POWR da SportsArt se alinharia aos nossos objetivos de criar um ambiente sustentável enquanto compensamos os custos”, afirma Mike Nolan, dono da edificação ao site World Economic Forum.

Fontes: Só Notícia Boa, World Economic Forum

Texto produzido em 16/12/2019


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024