Recicla Sampa - Acessórios sustentáveis para a folia
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Acessórios sustentáveis para a folia

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Produtos da ecool. Foto de divulgação/ sejaecool.com.br

Glitter biodegradável, copos reutilizáveis, confetes de folhas secas e acessórios sustentáveis: não tem mais desculpa para curtir o carnaval e não pensar no meio ambiente. Afinal, resíduos como garrafas PET e latinhas de alumínio, por exemplo, já são responsáveis pelo aumento do acumulo de lixo nos blocos carnavalescos. E alternativas ecologicamente corretas estão disponíveis para nos ajudar a causar o menor impacto possível ao meio ambiente.

A marca Ecool, por exemplo, é uma boa solução para acessórios criativos e divertidos. Fundada pela designer de moda Juliana Morais, a marca nasceu com o intuito de desmistificar a ideia de que moda sustentável é "feia" ou "brega". "Eu fiquei com muita vontade de fazer algo que fosse bom para o meio ambiente e que ao mesmo tempo desmitificasse essa visão, contrariando tudo que as pessoas acham sobre o sustentável", contou em entrevista para o Menos 1 lixo.

Utilizando brinquedos que não passam no teste de qualidade de fábricas e que são doados por pessoas físicas ou comprados em bazares e antiguidades, a marca chama a atenção por criar acessórios que resgatam a nossa memória afetiva com os brinquedos e estimulam o lúdico e o diferente. O upcycling, ou seja, o reaproveitamento de produtos e materiais é o alicerce principal da marca, que produz uma linha especial de arranjos de cabeça para a folia.

A Líricas Botânica também é uma opção para quem deseja aprender a criar seus próprios acessórios com flores e folhas secas e naturais. Idealizada por Simone Couto, a marca é de arranjos e buquês, mas entrou na onda carnavalesca. Além da venda de tiaras e acessórios de cabeça para a folia, oferece também oficinas de adereço carnavalesco natural para estimular que as pessoas criem o seu próprio acessório.

Fantasias ecológicas

O conceito da reutilização também está presente na vida da figurinista teatral Leticia Madeira, que investe em referências dos carnavais do Rio de Janeiro e do Nordeste para produzir suas próprias fantasias em casa mesmo. O garimpo é feito na casa de amigas, em brechós e em bazares de igreja.

"Compro o que já existe, que é uma forma de não gerar mais resíduos e aproveitar o que seria descartado por outra pessoa", explica.

A dica dela para quem quer curtir uma folia sustentável é o reaproveitamento de materiais, tanto das roupas quanto de outros objetos. "Fitinhas de presente, papelão, adesivo, brinquedos antigos, tudo isso pode ser reaproveitado. Além disso, carrego na pochete de carnaval o glitter ecológico, um canudinho de inox e um copo reutilizável". Algumas criações dela estão no Instagram 2.mao. Fica a dica! 

Dá para não repetir!

Junte seus amigos e estimule uma troca entre os acessórios. Você terá coisas diferentes para usar no próximo bloquinho e não precisará investir em outra fantasia ou acessório. Assim, você causa um menor impacto ambiental e incentiva o consumo consciente – e sustentável.

Fontes: Menos 1 lixoEcoolLíricas Botânica2.mao

Texto produzido em 27/02/2019


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024