21 de Marco de 2024,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Antes mesmo de o sol nascer, Gonzalo Chiang e seu cachorro Sam já estão a postos no maior parque de Santiago, capital do Chile, em uma missão pela sustentabilidade do planeta.
Há dois anos, a dupla é adepta do que ficou internacionalmente conhecido como "plogging", um conceito originário na Suécia que une a prática de exercícios físicos leves com o ato de recolher o lixo reciclável encontrado pelo caminho.
Em resumo, Chiang, um advogado de 38 anos, transformou as caminhadas matinais com seu border collie em uma ação ambiental e com ajuda das redes sociais vêm impulsionando e popularizando a reciclagem no seu país.
Segundo dados divulgados nas páginas da dupla, desde 2022 os dois já percorreram 4.126 km e coletaram milhares de embalagens de materiais recicláveis descartadas incorretamente.
Em números exatos, foram coletadas e encaminhadas para a reciclagem 19.071 garrafas plásticas e 8.512 latas de ferro e alumínio.
Batizado de Sambombazo, nome inspirado em seu companheiro canino, o projeto ganhou projeção nacional e transformou Chiang e Sam em embaixadores da causa no Chile.
Para se ter uma ideia, foi produzido um guia ilustrado de educação ambiental. O material entregue a moradores e turistas os apresenta como heróis da coleta de resíduos.
Vale destacar que o esforço da dupla chama atenção em um país que recicla menos que a média latino-americana.
Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Chile reaproveita cerca de 3,1% dos resíduos sólidos, abaixo dos 4,4% da região.
"Meu objetivo é deixar um testemunho, um exemplo concreto, sobre os impactos positivos que podemos gerar a partir dos nossos hábitos cotidianos e como eles têm potencial para melhorar a vida de todos”, afirma Chiang.
Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação
Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades
Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista