22 de Abril de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Ambev e a Polen anunciaram um investimento de R$ 12 milhões em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da reciclagem no Brasil.
O projeto prevê a criação de cinco hubs de reciclagem em diferentes estados das regiões sul, sudeste e nordeste.
A expectativa é beneficiar mais de 800 catadores autônomos e mais de três mil cooperados em todo o país.
O primeiro centro, batizado de HIVE, já foi inaugurado em Porto Alegre. A unidade tem capacidade para armazenar até 300 toneladas de materiais recicláveis e oferece estrutura para profissionalização de até 120 catadores.
Além do espaço para triagem, o projeto garante emissão de documentos, distribuição de equipamentos de proteção individual e condições de trabalho mais seguras.
“Queremos criar oportunidades para que pessoas em situação precária cresçam, se qualifiquem e conquistem novos patamares na cadeia da reciclagem”, conta Renato Paquet, CEO da Polen e da HIVE.
Já a Ambev destaca o papel estratégico do projeto para a economia circular. “A reciclagem é fundamental para um futuro sustentável. Com a HIVE, ampliamos nosso compromisso com o meio ambiente e fortalecemos comunidades”, avalia Paola Ávila, diretora de suprimentos e sustentabilidade da empresa.
Com estrutura física, apoio técnico e articulação local, o projeto pretende acelerar o desenvolvimento de cadeias de logística reversa no país, integrando inclusão produtiva e reaproveitamento de materiais em larga escala.
Maior pesquisa do tipo já feita no país alerta para políticas públicas urgentes
Nova política busca fortalecer logística reversa e valorizar catadores em todo o país
Espaço pode receber 300 toneladas de resíduos por mês e funciona 24 horas
Objetivo é incentivar comunidade escolar a adotar práticas mais sustentáveis