03 de Abril de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
No início de 2020, a Cervejaria Ambev anunciou uma meta ousada: acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. A companhia, em parceria com outras empresas e universidades, tomará uma série de medidas e criará inovações para honrar esse compromisso com o meio ambiente.
Além de suas tradicionais marcas de cerveja, a multinacional possui um extenso portfólio de refrigerantes que utiliza o plástico como embalagem. Atualmente, 18% de todo o líquido produzido pela companhia é envasado nesse material. Marcas como Guaraná Antárctica e Pepsi farão parte dessa meta, que exigirá a criação de novas tecnologias para embalagens ambientalmente corretas.
Entre os parceiros que ajudarão a Ambev nesse desafio estão as empresas ValGroup, uma das maiores produtoras e recicladoras de embalagens plásticas, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para atingir o objetivo, está previsto investimentos em pesquisas e desenvolvimento, iniciativas de logística reversa, substituição de matérias-primas, eliminação do plástico em algumas embalagens, conscientização da população, entre outras ações. São trabalhos que a Ambev vem desenvolvendo há alguns anos, junto a parceiros, e que tem a meta de serem expandidas e aprimoradas, tornando-se fundamentais para gerir o negócio da companhia.
“Foi pensando no legado de um mundo melhor que estabelecemos a meta de eliminar a poluição plástica de nossas embalagens até 2025. Para isso, contamos também com o engajamento das pessoas nessa causa. Afinal, quanto mais bem aceitas nossas mudanças forem, mais espaço teremos para implementá-las na nossa cadeia. Sabemos que, daqui em diante, vamos precisar trabalhar muito e encontrar soluções criativas. Mas se tem uma coisa que sabemos fazer é nos desafiar com objetivos ambiciosos e encontrar soluções inovadoras para os problemas”, conclui Jean.
Não é a primeira vez que a Ambev anuncia uma ação sustentável em seus produtos. Em 2012, a companhia reduziu o consumo de plástico virgem e desenvolveu a primeira PET 100% reciclada. Atualmente, a embalagem é usada em 61% das garrafas de Guaraná Antarctica. Além disso, 37% da produção total de garrafas PET da empresa já conta com material reciclado.
Em 2019, a empresa anunciou o lançamento da primeira água em lata do Brasil. Dessa forma, é possível colaborar com a logística reversa do alumínio, material que é 97,3% reciclado no país e contribui com a renda de muitos catadores.
Fonte: Comunicação Ambev
Texto produzido em 07/02/2020
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil