01 de Novembro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Ambipar e a Dow anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para promover a reciclagem de plásticos e fortalecer a cadeia de reaproveitamento do material no Brasil.
A parceria entre a líder global em soluções ambientais e a gigante da ciência focada em inovações para embalagens tem o objetivo de explorar oportunidades de negócios que buscam potencializar o valor dos resíduos plásticos pós-consumo na América Latina.
A iniciativa também busca criar uma plataforma sólida para a reciclagem de plásticos, combinando a capacidade de captação de resíduos da Ambipar com o know-how da Dow em desenvolvimento de aplicações.
Por meio deste MoU, as empresas pretendem unir suas expertises para coletar materiais plásticos de fontes pós-consumo, como resíduos sólidos municipais, e convertê-los em produtos que atendam à crescente demanda dos consumidores por soluções circulares.
Até 2030, a Ambipar e a Dow querem liderar a reciclagem de polietileno, muito utilizado na fabricação de sacolas plásticas e garrafas, e ampliar o volume atual da operação de duas mil para 60 mil toneladas por ano.
Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar, afirma que a ideia é estabelecer um novo padrão para negócios circulares no Brasil e reduzir significativamente as emissões de carbono na indústria.
“Com essa aliança, além de liderar a reciclagem de plásticos, fortaleceremos cooperativas de catadores e reduziremos o descarte inadequado em aterros e oceanos”, avalia Borlenghi.
Já Sabine Rossi, diretora de sustentabilidade para Embalagens e Plásticos de Especialidades da Dow América Latina, afirma que a colaboração com a Ambipar é um testemunho do compromisso da companhia com um modelo de negócio sustentável.
“É um exemplo de como podemos trabalhar juntos como um ecossistema de materiais, fazendo parceria pela primeira vez com um líder em gestão de resíduos para impulsionar a reciclagem de polietileno do Brasil e criar uma economia circular estabelecida para resíduos plásticos”, afirma Rossi.
Saiba como a reciclagem ajuda a conter a crise climática e o aquecimento global
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025