24 de Novembro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Especializada em gestão de resíduos e economia circular, a Ambipar anunciou que vai investir R$ 50 milhões para desenvolver a reciclagem de vidro no Brasil.
A iniciativa é consequência da aprovação pelo Ministério do Meio Ambiente do projeto apresentado pela empresa, que busca cumprir as metas do Decreto 11.300/2022, focado na logística reversa do material.
Atualmente, a companhia já é parceira de 100 cooperativas especializadas na reciclagem de vidro e nessa nova rodada de investimentos, vai incluir a aquisição de caminhões e melhorar a estrutura dos espaços.
O objetivo é ampliar de 130 mil para 400 mil toneladas o volume de cacos vendidos às fabricantes de embalagens de vidro até 2032.
Fabricado basicamente em areia e calcário, o vidro, além de ser infinitamente reciclável, é um dos materiais mais simples e eficientes para reciclar.
É mais barato investir na reciclagem de vidro e fabricar produtos com materiais reaproveitados do que com matérias-primas virgens.
Ao contrário do plástico, as garrafas e frascos de vidro podem ser reciclados sem que o produto final perca qualidade.
Segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil.
São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos, que movimentam cerca de R$ 120 milhões.
Deste total, somente 300 mil toneladas acabam destinadas à reciclagem.
Entre os problemas que impedem a economia circular do vidro no país estão a falta de coleta seletiva em muitas cidades e o descarte incorreto pela população.
Para se ter uma ideia do impacto ambiental, os cientistas estimam em um milhão de anos o tempo de decomposição do vidro no meio ambiente.
Clique aqui e encontre os pontos de coleta de vidro na cidade de SP
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista
Veículos representam avanço significativo para logística de coleta de resíduos em SP
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil