Recicla Sampa - Ambipar vai investir pesado em reciclagem de vidro
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Ambipar vai investir pesado em reciclagem de vidro

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo é ampliar para 400 mil toneladas o volume de cacos reciclados no país até 2032. Foto: Dwight Smith / shutterstock.com

Especializada em gestão de resíduos e economia circular, a Ambipar anunciou que vai investir R$ 50 milhões para desenvolver a reciclagem de vidro no Brasil.

A iniciativa é consequência da aprovação pelo Ministério do Meio Ambiente do projeto apresentado pela empresa, que busca cumprir as metas do Decreto 11.300/2022, focado na logística reversa do material.

Atualmente, a companhia já é parceira de 100 cooperativas especializadas na reciclagem de vidro e nessa nova rodada de investimentos, vai incluir a aquisição de caminhões e melhorar a estrutura dos espaços.

O objetivo é ampliar de 130 mil para 400 mil toneladas o volume de cacos vendidos às fabricantes de embalagens de vidro até 2032.

Reciclagem de vidro no Brasil

Fabricado basicamente em areia e calcário, o vidro, além de ser infinitamente reciclável, é um dos materiais mais simples e eficientes para reciclar.

É mais barato investir na reciclagem de vidro e fabricar produtos com materiais reaproveitados do que com matérias-primas virgens.

Ao contrário do plástico, as garrafas e frascos de vidro podem ser reciclados sem que o produto final perca qualidade.

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil.

São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos, que movimentam cerca de R$ 120 milhões.

Deste total, somente 300 mil toneladas acabam destinadas à reciclagem.

Entre os problemas que impedem a economia circular do vidro no país estão a falta de coleta seletiva em muitas cidades e o descarte incorreto pela população.

Para se ter uma ideia do impacto ambiental, os cientistas estimam em um milhão de anos o tempo de decomposição do vidro no meio ambiente.

Clique aqui e encontre os pontos de coleta de vidro na cidade de SP


Últimas

Notícias

Empresa de Ubatuba vira referência em reciclagem de bitucas

Iniciativa transforma guimbas em matéria-prima, gera renda e movimenta economia circular

04/02/2026
Notícias

UTM Leste vai abrigar maior planta de resíduos da América Latina

Parceria entre EcoUrbis e empresa alemã vai modernizar gestão de resíduos em SP

02/02/2026
Notícias

Governo Federal abre consulta pública sobre rejeitos do lixo plástico

Ministério do Meio Ambiente propõe regras técnicas para destinação após triagem final

30/01/2026
Notícias

Tratado do Alto Mar da ONU entra em vigor

Brasil lidera acordo global voltado à biodiversidade, clima e governança dos oceanos

28/01/2026