Recicla Sampa - ANCAT adere ao Pacto Global das Nações Unidas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

ANCAT adere ao Pacto Global das Nações Unidas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Associação Nacional dos Catadores luta por dignidade para os profissionais da reciclagem. Foto: ANCAT / ancat.org.br

A Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) é a nova signatária do Pacto Global da ONU no Brasil.

Criado em 2003, o Pacto é atualmente a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes que conduzem projetos com temas que incluem água e saneamento, alimentos e agricultura, energia e clima, direitos humanos e trabalho, anticorrupção e comunicação.  

O acordo estimula práticas corporativas responsáveis e vincula a assinatura ao comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

De acordo com uma nota publicada no site da associação, o ingresso na iniciativa é mais um passo da ANCAT na busca pelo fortalecimento da economia circular e da inclusão qualificada dos profissionais da reciclagem.

“Essa adesão tem extrema importância. É a entrada dos catadores, essa categoria que está na base da reciclagem, da recuperação de embalagens, da própria sustentabilidade, nos espaços de conversa e decisão”, comemorou Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT.

Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

Associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis, a ANCAT é gestora da maior plataforma de reciclagem inclusiva do país (Reciclar pelo Brasil).

Há mais de 20 anos, atua pela profissionalização da categoria, organizada em associações e cooperativas e trabalha por condições dignas de vida para os catadores autônomos.

Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a associação busca promover a economia circular inclusiva e fortalecer a prestação de serviços dos catadores.


Últimas

Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024
Notícias

Ministro Silvio Almeida recebe representantes dos catadores de recicláveis

Encontro discutiu importantes questões para os trabalhadores do setor da reciclagem

19/02/2024