16 de Marco de 2022,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Idealizado e produzido pela Minderoo Foundation, organização sem fins lucrativos com sede na Austrália que defende oceanos mais limpos, o Plastic Waste Makers Index é um estudo que busca identificar as principais fontes globais de plásticos de uso único.
Em sua última edição, de 2021, o relatório revelou que metade do plástico descartável do mundo é fabricado por apenas 20 grandes empresas.
Duas empresas americanas, Exxon Mobil e Dow, lideram o grupo, seguidas pela Sinopec, uma gigante petroquímica de propriedade chinesa, e pela Indorama Ventures, com sede na Tailândia.
Outro dado que chama atenção é de que cerca de 40% dos maiores fabricantes de plásticos descartáveis têm governos como acionistas, incluindo China e Arábia Saudita. Os números indicam também que esse mercado deve crescer 30% nos próximos anos, o que é lamentável.
E o pessoal da Minderoo também descobriu que são as grandes instituições globais, incluindo Barclays e JPMorgan Chase, os financiadores dos processos de fabricação dos polímeros, petroquímicos base para a produção deste tipo de plástico.
Segundo o site institucional da iniciativa, o objetivo é aumentar a transparência de toda a cadeia de suprimentos plásticos e apresentar ao público e aos governos quem são e onde estão os maiores produtores do setor, famoso vilão do meio ambiente.
Mas o Plastic Waste Makers Index não é apenas um documento de denúncia. Ele também é uma ferramenta para as grandes companhias avaliarem sua pegada de plástico e medirem a evolução dos seus projetos de economia circular.
O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento.
Clique aqui e encontre o horário da coleta seletiva no seu bairro!
Texto produzido em 16/3/2022
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil