Aplicativo promove reciclagem de roupas e tecidos no Brasil

03/05/2022

Imagem - Circular Cotton Move já conta com mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país. Foto: BearFotos / shutterstock.com

Circular Cotton Move já conta com mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país. Foto: BearFotos / shutterstock.com

Acessível por aplicativo ou pelo desktop, a Circular Cotton Move é uma iniciativa digital idealizada para promover a reciclagem de roupas no Brasil.

De acordo com os idealizadores, o projeto de economia circular busca reduzir o desperdício têxtil e aumentar os índices da reciclagem de roupas de algodão, principais responsáveis pelo impacto ambiental do fast fashion. 

A plataforma acaba de ser lançada e oferece aos consumidores um sistema de logística reversa presente em todas as regiões do país. 

Por meio de uma ferramenta de geolocalização, é possível encontrar mais de 200 pontos para descarte ou aquisição de novos produtos, fabricados com fibras recuperadas.

Nos pontos de coleta, são aceitas peças como calças jeans, sarjas, entre outros tipos de malhas.  

A Circular Cotton Move já conta com a parceria das varejistas C&A, Reserva e Youcom, e de grandes empresas do setor têxtil industrial.

Segundo o fundador, José Guilherme Teixeira, a plataforma tem o propósito de transformar a cultura produtiva através da ética e da colaboração, criando uma aliança entre sustentabilidade têxtil e tecnologia.

"Temos como objetivo estruturar relações colaborativas de produção, de consumo e de processos rumo à economia circular em escala nacional", explica Teixeira.

"Acreditamos que a moda pode tornar-se uma referência de boas práticas em sistemas de logística e manufatura reversa, como já acontece nos setores de agroquímicos e medicamentos", conclui José Guilherme.

A versão mobile já está disponível na Play Store e na Apple Store.

Clique aqui e acesse o site da iniciativa.

Texto produzido em 3/5/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados