03 de Maio de 2022,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Acessível por aplicativo ou pelo desktop, a Plataforma Circular Cotton Move é uma iniciativa digital idealizada para promover a reciclagem de roupas no Brasil.
De acordo com os idealizadores, o projeto de economia circular busca reduzir o desperdício têxtil e aumentar os índices da reciclagem de roupas de algodão, principais responsáveis pelo impacto ambiental do fast fashion.
A plataforma acaba de ser lançada e oferece aos consumidores um sistema de logística reversa presente em todas as regiões do país.
Por meio de uma ferramenta de geolocalização, é possível encontrar mais de 200 pontos para descarte ou aquisição de novos produtos, fabricados com fibras recuperadas.
Nos pontos de coleta, são aceitas peças como calças jeans, sarjas, entre outros tipos de malhas.
A Circular Cotton Move já conta com a parceria das varejistas C&A, Reserva e Youcom, e de grandes empresas do setor têxtil industrial.
Segundo o fundador, José Guilherme Teixeira, a plataforma tem o propósito de transformar a cultura produtiva através da ética e da colaboração, criando uma aliança entre sustentabilidade têxtil e tecnologia.
"Temos como objetivo estruturar relações colaborativas de produção, de consumo e de processos rumo à economia circular em escala nacional", explica Teixeira.
"Acreditamos que a moda pode tornar-se uma referência de boas práticas em sistemas de logística e manufatura reversa, como já acontece nos setores de agroquímicos e medicamentos", conclui José Guilherme.
A versão mobile já está disponível na Play Store e na Apple Store.
Clique aqui e acesse o site da iniciativa.
Texto produzido em 3/5/2022
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil
Queimar resíduos têxteis apenas transforma um problema visível em um invisível