Artesã cria brinquedos com materiais descartados em obras

24/12/2019

Imagem - Por meio dos bonecos recicláveis, criadora estruturou o projeto Robôs Adoráveis. Foto: Robôs Adoráveis

Por meio dos bonecos recicláveis, criadora estruturou o projeto Robôs Adoráveis. Foto: Robôs Adoráveis

Por conta da grande quantidade de resíduos que produz, a indústria da Construção Civil ganhou a atenção da artista plástica Mônica Turato. A catarinense decidiu dar vida a esses materiais, antes inutilizados, com a construção de brinquedos. Por meio dos bonecos ela estruturou o projeto Robôs Adoráveis, que ensina educação ambiental a estudantes.

A ideia para a concepção dos produtos surgiu há três anos, após Mônica se mudar de Minas Gerais para Santa Catarina, e notar a grande quantidade de resíduos que são descartados nas edificações civis.

“Percebi que muitas peças não aproveitadas nas obras acabavam indo para o lixo. Então, passei a guardar tudo que via pela frente: separador de ferro, pedaço de madeira de telhado, mangueira, serra, ferro, pregos e plásticos”, contou ao site Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Com os artigos coletados e armazenados em um contêiner, Mônica aplica sua imaginação para a criação dos personagens inspirados em contos, lendas e também na vida real. O processo dura cerca de três dias. A profissional também conta com a ajuda do marido, que trabalha na área de engenharia de construção. Cada bonequinho utiliza aproximadamente 12 itens de plástico reutilizados, em diferentes tamanhos. “Procuro usar muito desse material, porque há estudos que indicam que até 2050 o mar terá mais plástico do que peixe. É revoltante”, explicou ao portal Sou Resíduo Zero.

O resultado do trabalho é exposto em escolas, onde a criadora realiza rodas de conversa, palestras de conscientização e preservação do ecossistema.

“O contato das crianças com os robôs desperta curiosidade, além de facilitar o diálogo sobre os impactos que causamos no meio ambiente, alertando gerações sobre o futuro do planeta e promovendo reflexões sobre mudança de hábitos e estilos de vida”, disse.

Para conhecer mais sobre o Robôs Adoráveis, acesse a página da ação no Instagram.

Fontes: Razões Para Acreditar, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Sou Resíduo Zero

Texto produzido em 19/09/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados