10 de Maio de 2018,11h14
Veja outros artigos relacionados a seguir
A reciclagem está na ordem do dia, mas é importante saber como proceder com cada item e qual destino mais correto para cada um deles, certo? Então, fica a pergunta: você sabe o que significam a combinação entre um número e as diversas letras que vêm nas embalagens e produtos à base de plástico? Vamos entender mais sobre isso a seguir.
Para começar, temos de pensar que os símbolos e códigos são muito úteis para os catadores de materiais recicláveis, bem como para os programas de coleta seletiva de resíduos, com a finalidade de facilitar a separação entre esses elementos, fazendo com que o material plástico seja homogêneo para ser reciclado.
A seguir veremos qual o significado de cada sequência de números e letras.
Número 1 + PET – Significa Polietileno Tereftalato e é encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal, cremes e outros. Após ser separado em um local com outros 1 PET e reciclado, pode dar origem a fibra para carpete, tecidos e embalagens de diversos itens, como produtos de limpeza e higiene pessoal.
Número 2 + PEAD – Significa Polietileno de Alta Densidade e é o plástico utilizado comumente em embalagens de iogurte, sucos, frascos de leite, produtos de limpeza e potes de sorvete. Após separado e reciclado, origina novos frascos, tubulação de esgoto e até conduítes – produto usado em paredes, para passar fiação elétrica internamente.
Número 3 + PVC – É Policloreto de Vinila e pode ser adquirido por consumidores sob forma de itens de higiene pessoal, frascos de remédio ou brinquedos. Após recolhido e reciclado vira mangueira de jardim, tubulação de esgoto e cone de tráfego.
Número 4 + PEBD – O significado deste código é Polietileno de Baixa Densidade e está nas sacolas plásticas de supermercados, bolsas de soro fisiológico, entre outros. No pós-reciclagem poderá ser encontrado servindo como saco de lixo e tubulação para irrigadores.
Número 5 + PP – Este é o caso do Polipropileno, que é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. Após ser reciclado, será transformado, entre outras opções, em caixas e cabos para bateria de carro etc.
Número 6 + OS – Trata-se do Poliestireno que é encontrado comercialmente como frascos ou potes, em bandejas de supermercado, de geladeiras – em área interna – aparelhos de barbear descartáveis e outros. Transforma-se em bandejas e itens de escritório.
Número 7 + OUTROS – Os Outros são produtos fabricados à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílicos. Após a reciclagem, viram madeira plástica, reciclagem energética.
Agora ficou mais fácil, não é mesmo? Você, que já separa seu lixo, agora pode facilitar ainda mais o trabalho de coleta seletiva, unindo elementos plásticos semelhantes, o que acha?
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises