Recicla Sampa - As sete categorias de reciclagem do plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

As sete categorias de reciclagem do plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pedaços de plástico. Foto: Alberto Stocco/shutterstock.com

A reciclagem está na ordem do dia, mas é importante saber como proceder com cada item e qual destino mais correto para cada um deles, certo? Então, fica a pergunta: você sabe o que significam a combinação entre um número e as diversas letras que vêm nas embalagens e produtos à base de plástico? Vamos entender mais sobre isso a seguir.

 

A verdade sobre códigos de reciclagem

Para começar, temos de pensar que os símbolos e códigos são muito úteis para os catadores de materiais recicláveis, bem como para os programas de coleta seletiva de resíduos, com a finalidade de facilitar a separação entre esses elementos, fazendo com que o material plástico seja homogêneo para ser reciclado.

Foto1
Plástico sendo processado. Foto: franz12/shutterstock.com

Os sete códigos de reciclagem

A seguir veremos qual o significado de cada sequência de números e letras.

Número 1 + PET – Significa Polietileno Tereftalato e é encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal, cremes e outros. Após ser separado em um local com outros 1 PET e reciclado, pode dar origem a fibra para carpete, tecidos e embalagens de diversos itens, como produtos de limpeza e higiene pessoal.

Número 2 + PEAD – Significa Polietileno de Alta Densidade e é o plástico utilizado comumente em embalagens de iogurte, sucos, frascos de leite, produtos de limpeza e potes de sorvete. Após separado e reciclado, origina novos frascos, tubulação de esgoto e até conduítes – produto usado em paredes, para passar fiação elétrica internamente.

Número 3 + PVC – É Policloreto de Vinila e pode ser adquirido por consumidores sob forma de itens de higiene pessoal, frascos de remédio ou brinquedos. Após recolhido e reciclado vira mangueira de jardim, tubulação de esgoto e cone de tráfego.

Número 4 + PEBD – O significado deste código é Polietileno de Baixa Densidade e está nas sacolas plásticas de supermercados, bolsas de soro fisiológico, entre outros. No pós-reciclagem poderá ser encontrado servindo como saco de lixo e tubulação para irrigadores.

Número 5 + PP – Este é o caso do Polipropileno, que é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. Após ser reciclado, será transformado, entre outras opções, em caixas e cabos para bateria de carro etc.

Número 6 + OS – Trata-se do Poliestireno que é encontrado comercialmente como frascos ou potes, em bandejas de supermercado, de geladeiras – em área interna – aparelhos de barbear descartáveis e outros. Transforma-se em bandejas e itens de escritório.

Número 7 + OUTROS – Os Outros são produtos fabricados à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílicos. Após a reciclagem, viram madeira plástica, reciclagem energética.

Agora ficou mais fácil, não é mesmo? Você, que já separa seu lixo, agora pode facilitar ainda mais o trabalho de coleta seletiva, unindo elementos plásticos semelhantes, o que acha?


Últimas

Notícias

Cerca de 2,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à coleta de lixo

São Paulo é um exemplo para o terceiro mundo, com 99,7% da população atendida

25/04/2024
Notícias

Deputado explica Projeto de Lei que deve impulsionar reciclagem no Brasil

Objetivo é diminuir custos, dinamizar cadeia produtiva e gerar benefícios para o setor

24/04/2024
Notícias

O mundo quer menos plástico e o Brasil também

Penúltima rodada de negociações do Tratado Global do Plástico começa no Canadá

23/04/2024
Dicas de Reciclagem

Conheça a eficiência da reciclagem das latas de alumínio

Latinhas descartadas corretamente retornam às prateleiras em apenas 60 dias

22/04/2024