Recicla Sampa - Assine a petição do Tratado Global do Plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Assine a petição do Tratado Global do Plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Movimento Liberte-se do Plástico demanda ações urgentes dos governos do mundo. Foto: wonderisland / shutterstock.com

No momento em que o trabalho do comitê de negociação intergovernamental da ONU começa a avançar, o movimento Liberte-se do Plástico demanda que os governos aproveitem esta oportunidade histórica para acabar com a crise da poluição pelo material.

A justificativa para a decisão de adotar um acordo juridicamente vinculativo que abranja todo o ciclo de vida dos plásticos é clara: a humanidade já ultrapassou os limites planetários e ecológicos da poluição, das alterações climáticas e da perda de biodiversidade.

São necessárias ações urgentes, intervenções dramáticas e uma transformação sistêmica para evitar as ameaças crescentes à saúde humana e o colapso acelerado dos sistemas de suporte de vida do planeta.

Para que o Tratado Global sobre os Plásticos seja eficaz na inversão da maré de poluição e contribua para o fim da tripla crise planetária das alterações climáticas, da perda de biodiversidade e da poluição, apelamos aos governos para assegurarem que o instrumento emergente inclua metas significativas, progressivas e obrigatórias para limitar e reduzir drasticamente a produção de plástico virgem.

Isto inclui a eliminação imediata dos polímeros, aditivos e substâncias químicas mais perigosos e tóxicos utilizados na produção de plásticos, requisitos de transparência para garantir a segurança dos plásticos no comércio, a eliminação imediata das aplicações mais problemáticas e desnecessárias dos plásticos de utilização única e um sistema coerente para eliminar progressivamente os plásticos não essenciais.

Este sistema deve ser apoiado por medidas que impeçam os países que não são partes no tratado de comprometer estes acordos progressivos.

Clique aqui e assine a petição do Tratado Global do Plástico

Leia mais

ONU: Pacto global busca conter poluição do lixo plástico

Tratado Global do Plástico pode ficar pronto em 2024


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024