Recicla Sampa - Assine a petição do Tratado Global do Plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Assine a petição do Tratado Global do Plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Movimento Liberte-se do Plástico demanda ações urgentes dos governos do mundo. Foto: wonderisland / shutterstock.com

No momento em que o trabalho do comitê de negociação intergovernamental da ONU começa a avançar, o movimento Liberte-se do Plástico demanda que os governos aproveitem esta oportunidade histórica para acabar com a crise da poluição pelo material.

A justificativa para a decisão de adotar um acordo juridicamente vinculativo que abranja todo o ciclo de vida dos plásticos é clara: a humanidade já ultrapassou os limites planetários e ecológicos da poluição, das alterações climáticas e da perda de biodiversidade.

São necessárias ações urgentes, intervenções dramáticas e uma transformação sistêmica para evitar as ameaças crescentes à saúde humana e o colapso acelerado dos sistemas de suporte de vida do planeta.

Para que o Tratado Global sobre os Plásticos seja eficaz na inversão da maré de poluição e contribua para o fim da tripla crise planetária das alterações climáticas, da perda de biodiversidade e da poluição, apelamos aos governos para assegurarem que o instrumento emergente inclua metas significativas, progressivas e obrigatórias para limitar e reduzir drasticamente a produção de plástico virgem.

Isto inclui a eliminação imediata dos polímeros, aditivos e substâncias químicas mais perigosos e tóxicos utilizados na produção de plásticos, requisitos de transparência para garantir a segurança dos plásticos no comércio, a eliminação imediata das aplicações mais problemáticas e desnecessárias dos plásticos de utilização única e um sistema coerente para eliminar progressivamente os plásticos não essenciais.

Este sistema deve ser apoiado por medidas que impeçam os países que não são partes no tratado de comprometer estes acordos progressivos.

Clique aqui e assine a petição do Tratado Global do Plástico

Leia mais

ONU: Pacto global busca conter poluição do lixo plástico

Tratado Global do Plástico pode ficar pronto em 2024


Últimas

Notícias

Lixo têxtil não para de crescer no Brasil

Boa parte dos tecidos ainda é descartada incorretamente no país

17/12/2025
Notícias

Panorama 2025 reforça importância das cooperativas de reciclagem

Documento da ABREMA apresenta diagnóstico mais recente da gestão de resíduos no Brasil

15/12/2025
Notícias

Colégio de SP vence prêmio nacional Lixo Zero 2025

Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem

12/12/2025
Notícias

Embalagem de margarina gigante estimula reciclagem em São Paulo

Objetivo é ampliar a conscientização e estimular hábitos sustentáveis nas grandes cidades

10/12/2025