Recicla Sampa - Atlas da Reciclagem: Quanto o Brasil recicla?
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Atlas da Reciclagem: Quanto o Brasil recicla?

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Documento lançado no fim do ano passado apresentou um raio-x da reciclagem no Brasil. Foto: @role_sp

Lançado em dezembro do ano passado durante a última edição da Expocatadores, o Atlas Brasileiro da Reciclagem apresentou um raio-x da reciclagem no Brasil.

Além de informar dados como o total de cada material reciclado no país nos últimos dois anos, o documento revelou a importância do trabalho dos catadores para o setor e apresentou um panorama bem completo da situação do mercado em cada região do país. 

Vamos aos números!

Cooperativas e Catadores

Segundo os dados do Atlas, 90% das embalagens reaproveitadas chegaram à indústria da reciclagem pelas mãos dos catadores e mais da metade das Centrais de Triagem são geridas por associações e cooperativas.

Foram identificadas mais de duas mil associações e cooperativas de materiais recicláveis em funcionamento no Brasil. Oito em cada dez estão legalmente formalizadas. 

A produtividade média por catador em 2021 foi de 1,96 toneladas por mês e a remuneração média dos associados e cooperados foi de R$1.392, cerca de 25% acima do salário mínimo pago naquele ano.   

Cada cooperativa tem em média 24 catadores, sendo que a metade tem no máximo 15 profissionais em atividade. 

Quanto o Brasil recicla?

Campeão mundial da reciclagem de alumínio, o Brasil deu a destinação correta para 99% das 15 mil toneladas do material que foram colocadas no mercado. 

Aqui, é fundamental destacar o trabalho incansável do setor informal de coleta. Sem a atuação dos agentes ambientais autônomos, esses números não seriam alcançados.

Do aço e do vidro, que são infinitamente recicláveis, alcançamos a mesma marca: 47% de taxa de reciclagem, sendo 33 mil toneladas recicladas de aço e 171 mil de vidro. 

Dos papeis, reciclamos 282 mil toneladas. São 66% de papeis em geral e 79% de embalagens de papelão (aparas marrons) colocados no mercado. 

Já o índice de reciclagem dos plásticos, baixíssimo, apresenta o principal desafio do mercado da reciclagem no Brasil, com apenas 23% reciclados (145 mil toneladas). 


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024