Recicla Sampa - Austrália utiliza toner de impressora para produzir asfalto
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Austrália utiliza toner de impressora para produzir asfalto

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Cerca de 100 cartuchos de toners podem produzir até uma tonelada de asfalto. Foto: Magnascan / Pixabay

Você sabe exatamente o que fazer com o toner quando acaba a tinta de sua impressora? Ruas e estradas da Austrália estão ganhando um novo tipo de asfalto, menos poluente e mais sustentável, apenas com o descarte correto desse material. A ideia é uma parceria entre as empresas Downer e Close the Loop, que defendem uma cultura compartilhada de inovação e um desejo genuíno de reduzir a emissão de carbono das empresas.

Chamado de TonerPave, o material é considerado mais sustentável por emitir menos gás carbônico (CO2) que o asfalto tradicional e manter a mesma efetividade na eliminiação de buracos e desníveis nas ruas, garantem as empresas criadoras do material. Em seu site, a TonerPave disponibilizou um vídeo que explica os benefícios oferecidos ao meio ambiente.

A tecnologia utiliza uma mistura química que tem como principal ingrediente o Polímero de Toner Modificado (MTP), feito do resíduo do pó de toners de impressão depois de consumidos. Quando descartados corretamente  os toners - feitos de plástico, cera, minerais e pigmentação - são coletados e reciclados pela Close the Loop para gerar a matéria prima do TonerPave, que é utilizada em ruas e avenidas na cidade de Sidneyma Austrália,  pela empresa de pavimentação Downer.  

De acordo com dados da Close the Loop disponibilizados em matéria da Ciclo Vivo, 100 cartuchos de toners de impressoras podem produzir até uma tonelada de asfalto, gerando um material rígido, com maior durabilidade e melhor custo-benefício. De acordo com o site da tecnologia, novas formulações da TonerPave estão em desenvolvimento para serem acrescentandos à tecnologia, entre elas o uso de borracha fragmentada de pneus reciclados para carros e caminhões e tintas acrílicas residuais.

 

Fontes: Ciclo VivoTonerPave

 

Texto produzido em 04/12/2018


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024