Recicla Sampa - Lobby das empresas de petróleo desafia tratado mundial dos plásticos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lobby das empresas de petróleo desafia tratado mundial dos plásticos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo dos lobistas é enfraquecer metas de redução de produção e deslocar foco do tratado. Foto: Fabrice COFFRINI / AFP.

Em meio à intensa atmosfera de negociação para aprovar um tratado global definitivo contra o plástico, organizações como Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações.

Cerca de 234 lobistas ligados ao setor de combustíveis fósseis e petroquímico participam da rodada atual das discussões, tornando-se a maior delegação individual presente na Suíça, onde acontecem os encontros.

Relatórios apontam que gigantes como Dow, ExxonMobil, BASF, Shell e SABIC elevaram sua produção de plástico em 1,4 milhão de toneladas desde 2022, o equivalente a 6,3 milhões de caminhões de lixo, desses que passam na frente da nossa casa aqui na capital de São Paulo.

O objetivo dos lobistas é claro: enfraquecer metas de redução de produção e deslocar o foco do tratado para o gerenciamento de resíduos e reciclagem, sem ataque às causas da crise.

Segundo especialistas, esse desequilíbrio ameaça o conteúdo e direciona o acordo para medidas institucionais superficiais, em vez de obrigações legais robustas que limitem o uso de plásticos, sobretudo os de uso único.

Até agora, o tratado global contra a poluição plástica já passou por cinco rodadas de negociação: Punta del Este (2022), Paris (2023), Nairobi (2023), Ottawa (2024) e Busan (2024).

Agora, em Genebra, acontece a segunda parte da quinta sessão (INC‑5.2), que está em curso entre 5 e 14 de agosto de 2025.

Confira mais informações em nossas próximas reportagens


Últimas

Notícias

Coopercaps inaugura unidade de reciclagem em Santos

Projeto Recicla Santos amplia estrutura e fortalece trabalho dos catadores na Baixada

19/08/2026
Notícias

Brasil completa dois anos com prazo para fim dos lixões vencido

Cerca de 40% dos resíduos produzidos no país ainda recebem destinação inadequada

17/08/2026
Notícias

Chuva leva grande volume de lixo ao Rio Pinheiros

Vídeo expõe descarte irregular e reforça cuidados com resíduos em dias de temporais

16/08/2026
Notícias

Catadores e cooperados são responsáveis por 90% da reciclagem no Brasil

Mesmo com papel de protagonismo, trabalhadores ainda enfrentam informalidade e baixa renda

14/08/2026