10 de Maio de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que vai financiar a expansão da fábrica da Madeira Plástica Ambiental, localizada em União da Vitória (PR).
Com um investimento total de R$ 24,5 milhões, a fábrica pretende dobrar sua capacidade para duas mil toneladas por mês.
Essa expansão inclui o programa de neoindustrialização verde, alinhado com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) e a transição ecológica brasileira.
Muito utilizada na construção civil e na fabricação de móveis, a madeira plástica é uma alternativa sustentável, resistente à umidade, não pega pragas, além de ser super durável.
E seu processo de fabricação não apenas reaproveita os resíduos plásticos, mas também transforma rejeitos industriais e promove a viabilidade da economia circular de outros materiais.
De acordo com o BNDES, a iniciativa é um passo significativo para o avanço da sustentabilidade industrial no Brasil.
Ainda segundo a equipe do banco, metade desse investimento, proveniente do Fundo Clima, visa especificamente apoiar projetos que colaborem para a mitigação das mudanças climáticas por meio da inovação e da reciclagem.
Madeira plástica reciclada é um material inovador feito predominantemente de resíduos plásticos reciclados.
Essa tecnologia transforma plásticos descartados, que normalmente acabariam em aterros ou nos ecossistemas, em um produto novo e útil.
A madeira plástica mantém a aparência natural, mas com propriedades melhoradas, como maior resistência à umidade, durabilidade e imunidade contra cupins e brocas.
O material é ideal para aplicações externas, como decks, mobiliários de jardim e projetos de construção civil, onde a resistência ao clima é fundamental.
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil
Queimar resíduos têxteis apenas transforma um problema visível em um invisível