04 de Marco de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Fontes renováveis de energia podem ser responsáveis por 95% da geração de eletricidade no Brasil em 2026, é o que prevê um relatório publicado recentemente pela Agência Internacional de Energia (AIE).
Ainda de acordo com o documento, no mundo esse índice pode chegar, no melhor dos cenários, a 37%, dado que coloca o Brasil na vanguarda da transição para energias limpas: nuclear, eólica, solar, hidroelétrica.
Boa parte dessa melhora, informam os pesquisadores, é resultado da popularização de sistemas domésticos de energia solar fotovoltaica, cada vez mais acessíveis e baratos, e dos investimentos em energia eólica no país.
“Em nossa previsão, a geração combinada de energia eólica e solar fotovoltaica em 2026 será quase 50% maior que a de 2022”, avalia a equipe de pesquisa.
Energia limpa e renovável são fontes capazes de atender as necessidades de geração de energia sem causar danos significativos ao meio ambiente ou esgotar recursos naturais.
Elas são consideradas "limpas" principalmente por reduzirem as emissões dos gases de efeito estufa em comparação com fontes de energia convencionais, como no caso dos combustíveis fósseis.
No entanto, é importante destacar que o desenvolvimento e o uso dessas fontes de energia também podem apresentar desafios e impactos ambientais, especialmente em relação à implantação e gestão de recursos.
Posto isso, a sustentabilidade e a gestão responsável são fundamentais para alcançarmos um sistema de energia verdadeiramente sustentável.
Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030
País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019
Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma
Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF