11 de Novembro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Brasil reciclou 1,4 milhão de toneladas de plásticos em 2023, informa o Estudo Anual sobre Reciclagem de Plásticos, produzido pelo Movimento Plástico Transforma (MPT).
De acordo com os dados apresentados, apesar das dificuldades enfrentadas, o país conseguiu reciclar 28% das embalagens plásticas no ano passado.
Contudo, o cenário de queda nos preços das commodities petroquímicas e a diminuição da força de trabalho nas cooperativas impactaram negativamente a produtividade do setor.
O estudo destaca ainda que a redução nos preços dos plásticos de primeiro uso tornou-os mais atraentes para a indústria em comparação com os reciclados, o que foi uma tendência tanto no mercado nacional quanto internacional.
Esse fenômeno resultou em uma desaceleração no crescimento da reciclagem do material no mundo todo, que vinha sendo observado nos últimos anos.
A produtividade das cooperativas, que tradicionalmente desempenham papel importante na coleta e triagem de plásticos recicláveis, foi particularmente afetada.
O estudo aponta ainda que a desvalorização do potencial de reciclagem e a baixa remuneração dos cooperados contribuíram para a redução da participação das organizações na cadeia do setor.
“Cerca de 30% dos materiais chegaram à recicladora a partir dos sucateiros; 19% pelos beneficiadores; 13% a partir das empresas de gestão de resíduos e apenas 11% pelas cooperativas. Catadores independentes foram responsáveis por 1% do plástico coletado, mesma quantia dos aterros, enquanto as fontes geradoras retornaram 2%”, informa a repórter Letícia Ozório, da Exame.
Em resumo, a queda no desempenho reflete as dificuldades do setor, mas também aponta para a necessidade de mais investimentos e políticas públicas que incentivem a reciclagem e melhorem as condições de trabalho das cooperativas.
Ou seja, o estudo do MPT é um alerta para a importância de um modelo de logística reversa mais eficiente e inclusivo.
Saiba como a reciclagem ajuda a conter a crise climática e o aquecimento global
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025