Recicla Sampa - Brasil reciclou 1,4 milhão de toneladas de plásticos em 2023
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasil reciclou 1,4 milhão de toneladas de plásticos em 2023

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Queda nos preços das commodities petroquímicas impactaram produtividade do setor. Foto: @role_sp

O Brasil reciclou 1,4 milhão de toneladas de plásticos em 2023, informa o Estudo Anual sobre Reciclagem de Plásticos, produzido pelo Movimento Plástico Transforma (MPT).

De acordo com os dados apresentados, apesar das dificuldades enfrentadas, o país conseguiu reciclar 28% das embalagens plásticas no ano passado.

Contudo, o cenário de queda nos preços das commodities petroquímicas e a diminuição da força de trabalho nas cooperativas impactaram negativamente a produtividade do setor.

O estudo destaca ainda que a redução nos preços dos plásticos de primeiro uso tornou-os mais atraentes para a indústria em comparação com os reciclados, o que foi uma tendência tanto no mercado nacional quanto internacional.

Esse fenômeno resultou em uma desaceleração no crescimento da reciclagem do material no mundo todo, que vinha sendo observado nos últimos anos.

A produtividade das cooperativas, que tradicionalmente desempenham papel importante na coleta e triagem de plásticos recicláveis, foi particularmente afetada.

O estudo aponta ainda que a desvalorização do potencial de reciclagem e a baixa remuneração dos cooperados contribuíram para a redução da participação das organizações na cadeia do setor.

“Cerca de 30% dos materiais chegaram à recicladora a partir dos sucateiros; 19% pelos beneficiadores; 13% a partir das empresas de gestão de resíduos e apenas 11% pelas cooperativas. Catadores independentes foram responsáveis por 1% do plástico coletado, mesma quantia dos aterros, enquanto as fontes geradoras retornaram 2%”, informa a repórter Letícia Ozório, da Exame.

Em resumo, a queda no desempenho reflete as dificuldades do setor, mas também aponta para a necessidade de mais investimentos e políticas públicas que incentivem a reciclagem e melhorem as condições de trabalho das cooperativas.

Ou seja, o estudo do MPT é um alerta para a importância de um modelo de logística reversa mais eficiente e inclusivo.


Últimas

Notícias

USP cria método para remover resíduos plásticos da água

Projeto alcança 92% de remoção de toxinas e busca segurança hídrica urbana

08/12/2025
Notícias

Cooperativa Crescer instala novo sistema elevado de triagem

Infraestrutura amplia eficiência na coleta, impulsiona ganhos ambientais e sociais

05/12/2025
Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025