Recicla Sampa - Brasil segue entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasil segue entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas

Veja outros artigos relacionados a seguir

O Brasil segue como um dos líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o índice de reciclagem no país ultrapassou 97% em 2020.  

De acordo com os dados, de 402 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391 mil, número que corresponde a aproximadamente 31 bilhões de unidades. A reciclagem deste tipo de resíduo é uma referência de economia circular no mundo todo, com renovação infinita das embalagens.

Diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Alfredo Veiga afirma que mesmo com os desafios impostos pela pandemia os dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. 

Durante os meses de confinamento, houve parcial ou total interrupção de atividades de coleta seletiva em muitos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores.

“Mesmo assim, o setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, avalia Veiga.

De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas.

Em novembro do ano passado, a Abralatas e a Abal firmaram um Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente para ampliar a gestão de coleta e reciclagem de latinhas de alumínio para bebidas.

No termo, as associações garantiram a manutenção do índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O fortalecimento da cadeia de reciclagem resulta em benefícios econômicos e ambientais. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores, além de promover a sustentabilidade através da reutilização das latas em circulação.

Texto produzido em 10/05/2021


Últimas

Notícias

USP cria método para remover resíduos plásticos da água

Projeto alcança 92% de remoção de toxinas e busca segurança hídrica urbana

08/12/2025
Notícias

Cooperativa Crescer instala novo sistema elevado de triagem

Infraestrutura amplia eficiência na coleta, impulsiona ganhos ambientais e sociais

05/12/2025
Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025