Recicla Sampa - Brasil segue entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasil segue entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas

Veja outros artigos relacionados a seguir

O Brasil segue como um dos líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o índice de reciclagem no país ultrapassou 97% em 2020.  

De acordo com os dados, de 402 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391 mil, número que corresponde a aproximadamente 31 bilhões de unidades. A reciclagem deste tipo de resíduo é uma referência de economia circular no mundo todo, com renovação infinita das embalagens.

Diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Alfredo Veiga afirma que mesmo com os desafios impostos pela pandemia os dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. 

Durante os meses de confinamento, houve parcial ou total interrupção de atividades de coleta seletiva em muitos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores.

“Mesmo assim, o setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, avalia Veiga.

De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas.

Em novembro do ano passado, a Abralatas e a Abal firmaram um Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente para ampliar a gestão de coleta e reciclagem de latinhas de alumínio para bebidas.

No termo, as associações garantiram a manutenção do índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O fortalecimento da cadeia de reciclagem resulta em benefícios econômicos e ambientais. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores, além de promover a sustentabilidade através da reutilização das latas em circulação.

Texto produzido em 10/05/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024