10 de Maio de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Brasil segue como um dos líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o índice de reciclagem no país ultrapassou 97% em 2020.
De acordo com os dados, de 402 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391 mil, número que corresponde a aproximadamente 31 bilhões de unidades. A reciclagem deste tipo de resíduo é uma referência de economia circular no mundo todo, com renovação infinita das embalagens.
Diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Alfredo Veiga afirma que mesmo com os desafios impostos pela pandemia os dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida.
Durante os meses de confinamento, houve parcial ou total interrupção de atividades de coleta seletiva em muitos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores.
“Mesmo assim, o setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, avalia Veiga.
De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas.
Em novembro do ano passado, a Abralatas e a Abal firmaram um Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente para ampliar a gestão de coleta e reciclagem de latinhas de alumínio para bebidas.
No termo, as associações garantiram a manutenção do índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O fortalecimento da cadeia de reciclagem resulta em benefícios econômicos e ambientais. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores, além de promover a sustentabilidade através da reutilização das latas em circulação.
Texto produzido em 10/05/2021
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil