Recicla Sampa - Brasil tem 600 portas de entrada de lixo plástico no oceano
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasil tem 600 portas de entrada de lixo plástico no oceano

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pontos mais críticos estão na foz do rios Amazonas, São Francisco e na Baía de Guanabara. Foto: OLEH SLEPCHENKO / shutterstock.com

De acordo com dados do Pacto Global da ONU, o litoral brasileiro tem quase 600 portas de entrada de lixo plástico no Oceano Atlântico.  

Ainda segundo o estudo realizado pela iniciativa Blue Keepers, são pouco mais de menos dois milhões de toneladas do material provenientes de bacias hidrográficas de alto risco.

Esse número representa 67% de todos os resíduos plásticos que chegam aos mares brasileiros todos os anos.

Os pontos mais críticos, revela a pesquisa, são as bocas dos rios Amazonas (cerca de 160 mil tons/ano), São Francisco (230 mil tons/ano) e da Baía de Guanabara (216 mil tons/ano).

“Estamos na Década do Oceano e o chamado para ações para sua proteção nunca foi tão claro e consistente”, afirmou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, em entrevista à Exame.

“Se 80% da poluição marinha vem de fontes terrestres, é aqui que atuaremos guiando o setor empresarial para ativar soluções de prevenção, em que seus negócios e modos de operação criem impacto positivo”, completou Pereira.

Vale lembrar que no ano passado a Blue Keepers já havia divulgado um estudo que colocava o Brasil entre os 20 países que mais contribuem para a poluição plástica nos oceanos.

Para se ter uma ideia, os pesquisadores estimaram que cada brasileiro pode ser responsável por descartar até 16 quilos de resíduos nas praias do país.

“São 3,44 milhões de toneladas desse material propensas ao escape para o ambiente, ou 1/3 do plástico produzido em todo o Brasil corre o risco de chegar ao oceano todos os anos”, informa o site da organização.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024