Recicla Sampa - Brasileira cria tijolo com lixo reciclado de construções
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasileira cria tijolo com lixo reciclado de construções

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Produto sustentável é muito parecido em peso e formato com um tijolo convencional. Foto: Divulgação / kenoteq.com

Uma nova geração de materiais de construção reciclados e ecologicamente corretos surge nos quatro cantos do mundo e uma brasileira está na vanguarda dessas iniciativas.

Professora de engenharia da Universidade Heriot-Watt de Edimburgo, capital da Escócia, Gabriela Medero criou o K-Briq, tijolo que dispensa a queima da argila e é produzido com 90% de lixo reciclado de construções.

O resultado é um produto muito mais sustentável, com cerca de 72,5 gramas de carbono incorporado. Para se ter uma ideia, os tijolos convencionais carregam 570 gramas de CO2.

Pesquisam indicam que a indústria da construção é responsável por cerca de 11% das emissões de carbono na atmosfera do planeta e uma das responsáveis pelo aquecimento global.

Muito disso se deve ao carbono incorporado em materiais de construção, que é o peso combinado de CO2 liberado no meio ambiente em todo o ciclo de produção.

“Passei muitos anos pesquisando materiais de construção e me preocupei com o fato de que as técnicas atuais de construção exploram matérias-primas sem considerar as emissões de carbono e o impacto ambiental”, contou Gabriela ao site Dezeen.

Ainda segundo Medero, o K-Briq é muito parecido em peso e formato com um tijolo convencional, mas oferece melhores propriedades de isolamento e pode ser fabricado em qualquer cor.

Batizada de Kenoteq, sua empresa foi escolhida para receber um Fundo de Investimento Zero Waste Scotland, desenvolvido para estimular iniciativas de economia circular na Europa.

A Kenoteq também recebeu diferentes premiações pelo desenvolvimento do produto inovador. Segundo a startup, o K-Briq passou pela certificação final e já está sendo comercializado no Reino Unido.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Não descarte objetos pequenos soltos no saco de recicláveis

Cooperativas de SP orientam a população para evitar perdas nos processos de triagem

30/05/2025
Dicas de Reciclagem

Boticário oferece 4 mil pontos de coleta de cosméticos no Brasil

Urnas estão presentes em todas as lojas da rede e aceitam produtos de qualquer marca

29/05/2025
Notícias

Reciclagem cresce no mundo, mas não freia extração de recursos

Consumo superou crescimento populacional e pressiona sistemas de logística reversa

28/05/2025
Notícias

Plásticos são responsáveis por 4% das emissões de gases de efeito estufa

Estudo foi apresentado durante 8º Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo

27/05/2025