Recicla Sampa - Brasileira cria tijolo com lixo reciclado de construções
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasileira cria tijolo com lixo reciclado de construções

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Produto sustentável é muito parecido em peso e formato com um tijolo convencional. Foto: Divulgação / kenoteq.com

Uma nova geração de materiais de construção reciclados e ecologicamente corretos surge nos quatro cantos do mundo e uma brasileira está na vanguarda dessas iniciativas.

Professora de engenharia da Universidade Heriot-Watt de Edimburgo, capital da Escócia, Gabriela Medero criou o K-Briq, tijolo que dispensa a queima da argila e é produzido com 90% de lixo reciclado de construções.

O resultado é um produto muito mais sustentável, com cerca de 72,5 gramas de carbono incorporado. Para se ter uma ideia, os tijolos convencionais carregam 570 gramas de CO2.

Pesquisam indicam que a indústria da construção é responsável por cerca de 11% das emissões de carbono na atmosfera do planeta e uma das responsáveis pelo aquecimento global.

Muito disso se deve ao carbono incorporado em materiais de construção, que é o peso combinado de CO2 liberado no meio ambiente em todo o ciclo de produção.

“Passei muitos anos pesquisando materiais de construção e me preocupei com o fato de que as técnicas atuais de construção exploram matérias-primas sem considerar as emissões de carbono e o impacto ambiental”, contou Gabriela ao site Dezeen.

Ainda segundo Medero, o K-Briq é muito parecido em peso e formato com um tijolo convencional, mas oferece melhores propriedades de isolamento e pode ser fabricado em qualquer cor.

Batizada de Kenoteq, sua empresa foi escolhida para receber um Fundo de Investimento Zero Waste Scotland, desenvolvido para estimular iniciativas de economia circular na Europa.

A Kenoteq também recebeu diferentes premiações pelo desenvolvimento do produto inovador. Segundo a startup, o K-Briq passou pela certificação final e já está sendo comercializado no Reino Unido.


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024