Recicla Sampa - Brasileira inventa garrafa que torna qualquer água potável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasileira inventa garrafa que torna qualquer água potável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Bárbara Paiva, criadora do Aqualux. Foto: Divulgação Red Bull Basement / Donatelo Ferraz

Usar a imaginação, as novas tecnologias e criar soluções inteligentes são os principais desafios das novas gerações para construir um mundo sustentável ambientalmente.

E foi exatamente isso que Bárbara Paiva, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, conseguiu ao criar a Aqualux, uma garrafa que torna qualquer água potável.

Destaque do Red Bull Basement, iniciativa da gigante dos energéticos para incentivar projetos capazes de transformar vidas, a brasileira desenvolveu uma garrafa portátil para esterilização de água por radiação, com filtro carregado a luz solar.

"O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico", explicou Bárbara.

A ideia surgiu durante o mestrado da jovem, que estuda a esterilização de parasitas via radiação. "Pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável", revela a pesquisadora.

Foram 443 equipes brasileiras inscritas e as informações são de que Paiva impressionou a bancada de jurados. Agora, a campeã nacional do concurso representa o Brasil na Final Global neste mês de dezembro em Istambul, capital da Turquia.

Para conquistar a vaga na final, Bárbara enfrentou um longo trajeto. A caminhada começou com uma avaliação da comunidade local, que foi levada em conta para a decisão final, e venceu a seleção dos 10 projetos finalistas.

“O Aqualux é um produto extremamente interessante dadas às suas características técnicas e do ponto de vista dos benefícios que oferece", comenta Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e um dos principais nomes do empreendedorismo nacional.

"Agora, precisamos focar no desenvolvimento de alguns pontos: tornar o empreendimento escalável, mapear os diferenciais competitivos mais atrativos para os investidores e ampliar o mercado de potenciais consumidores", completa Gomes.

Texto produzido em 11/1/2022


Últimas

Dicas de Reciclagem

Saiba como implantar a coleta seletiva em condomínios

Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista

17/01/2025
Notícias

Loga e EcoUrbis investem em frota sustentável de caminhões

Veículos representam avanço significativo para logística de coleta de resíduos em SP

16/01/2025
Notícias

Projeto coleta 2,9 mil bitucas para reciclagem em Santos

Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade

15/01/2025
Notícias

Presidente Lula sanciona lei que proíbe importação de lixo reciclável

Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil

14/01/2025