Recicla Sampa - Brasileiro assume Presidência da Aliança Internacional de Catadores
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasileiro assume Presidência da Aliança Internacional de Catadores

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Severino Lima Junior foi eleito durante evento histórico para a categoria na Argentina. Foto: Divulgação / globalrec.org

O brasileiro Severino Lima Junior, representante da Unicatadores, foi eleito nesta semana presidente da Aliança Internacional de Catadores durante um evento histórico para a categoria que aconteceu na capital da Argentina.

Organizada pela Aliança Internacional de Catadores de Materiais Recicláveis (IAWP), o pleito também elegeu como vice-presidente a indiana Sushila Sable, catadora e líder de um movimento que promove o empoderamento de mulheres na Índia.

Completa a chapa que vai ficar cinco anos à frente da Aliança a tesoureira Maditlhare Koena, catadora da África do Sul e integrante da South African Waste Pickers Association (SAWPA).

De acordo com os organizadores, a eleição da nova mesa diretora não representa apenas um marco administrativo para a entidade, mas reflete o crescente reconhecimento da importância dos profissionais do setor na gestão de resíduos e na sustentabilidade ambiental do planeta.

Ao fim da eleição, catadores de 34 países marcharam pelas ruas de Buenos Aires com faixas e bandeiras de suas respectivas nações e organizações. Mais de 460 mil trabalhadores, representados por cerca de 50 organizações internacionais, foram representados durante o ato.

De acordo com a ONU e com a Organizacão Internacional do Trabalho (OIT), mais de 15 milhões de pessoas trabalham com a coleta, a triagem e a reciclagem de resíduos gerados pelas cidades no mundo todo.

No Brasil, segundo levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), são cerca de 800 mil agentes ambientais, popularmente conhecidos como catadores de lixo reciclável, em atividade.

Os dados da MNCR ainda indicam que aproximadamente 70% desses profissionais são do gênero feminino.

Responsáveis pela retirada de milhares de toneladas de resíduos de residências, comércios, vias públicas margens de rios e praias, essas mais de 500 mil mulheres contribuem diretamente para o bom funcionamento das cidades e fazem girar a roda da economia circular.

Transformando aquilo que não serve mais para os outros em sua fonte de renda, esse exército de trabalhadoras precarizadas é peça fundamental para a construção de um mundo com equilíbrio ecológico.

É um trabalho que além de ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, gera renda para milhares de famílias e desenvolvimento sustentável para o país.


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024