27 de Janeiro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma pesquisa realizada pela Descarbonize Soluções revelou que mais da metade dos brasileiros não considera sua atuação ambiental satisfatória em 2024.
Apesar disso, o desejo de maior engajamento em práticas sustentáveis cresce, com a reciclagem como prioridade.
A sustentabilidade ainda enfrenta desafios no Brasil. Segundo uma pesquisa da energytech Descarbonize Soluções, 56% dos brasileiros se avaliaram como pouco comprometidos com ações sustentáveis em 2024.
Outros 9% afirmaram não ter adotado nenhuma prática ambiental significativa, enquanto 35% consideraram seu engajamento alto.
Entre as ações sustentáveis mais comuns, o uso consciente de recursos naturais liderou. O estudo apontou que 71% evitaram o desperdício de água, 66% economizaram energia e 53% praticaram a reciclagem correta do lixo.
A redução do consumo de plástico também apareceu entre os hábitos adotados e apesar do comprometimento abaixo do ideal, 2025 pode trazer mudanças positivas.
A reciclagem e o reuso de materiais lideram as intenções ambientais para o ano, com 55% dos entrevistados demonstrando interesse em adotar essas práticas.
Os resultados evidenciam o potencial de evolução, mas reforçam a necessidade de conscientização e de esforços de educação ambiental.
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil