26 de Dezembro de 2022,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Não, você não leu errado. A cada quilômetro de praia no Brasil foram descartadas cerca de 25 mil bitucas de cigarro na areia, é o que revelam os dados da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água.
Capitaneada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a iniciativa busca combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos.
O projeto conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos e da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.
Ainda segundo a pesquisa, a cada oito quilômetros, os banhistas vão se deparar com 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, sete mil palitos de sorvete e churrasco, além de 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.
Em andamento desde 2018, o Lixo Fora D’Água identificou que as três principais fontes de poluição marinha são as comunidades nas áreas de palafitas, os canais de drenagem que atravessam a malha urbana e a própria orla da praia em sua faixa de areia.
De acordo com o estudo, além das bitucas, os resíduos mais encontrados nas praias são os materiais plásticos e o isopor: plástico filme, pequenos tubos plásticos, hastes plásticas e isopor (52,5%); a bituca de cigarro, responsável por 40,4% do lixo coletado; e borracha, metal, madeiras, embalagens e outros (7,11%).
Os resultados desse projeto inédito são fundamentais para enfrentar o problema do lixo no mar, explica Carlos Silva Filho, diretor presidente da Abrelpe.
“Mais do que limpar praias e retirar resíduos do oceano, o plano de ação permitirá às cidades o desenvolvimento de melhores práticas para evitar que os resíduos continuem a poluir o estuário e a orla da praia”, revela Silva.
Portanto, se você é fumante e vai à praia agora no Verão, por favor, leve seu cinzeiro e em hipótese nenhuma descarte as bitucas na areia, na costeira ou no oceano.
Além do nocivo impacto ambiental nas águas, os animais marinhos confundem esses resíduos com alimentos e acabam morrendo, ou por intoxicação ou por inanição.
Assuma a responsabilidade pelos resíduos que você gera e pare de fumar!
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises