08 de Maio de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Capitaneada pela Sea Shepherd Brasil, a Campanha Ondas Limpas recolheu 1,4 tonelada de lixo do meio ambiente apenas no primeiro trimestre de 2025.
Criada para promover a educação ambiental e combater o descarte irregular de resíduos, a iniciativa realizou 26 mutirões de limpeza em praias, rios, cachoeiras, praças e espaços urbanos em diferentes cidades brasileiras.
Entre os itens mais coletados, destacam-se 18.768 bitucas de cigarro, 5.103 tampas plásticas, 202 apetrechos de pesca abandonados e 4.036 plásticos de uso único.
No total, foram retirados dos ecossistemas entre janeiro e março deste ano cerca de 64 mil resíduos.
Com o apoio de 523 voluntários, a campanha reforça o impacto positivo da participação cidadã na preservação de ecossistemas.
Os mutirões também servem como espaço de sensibilização ambiental, especialmente em regiões costeiras onde o lixo urbano muitas vezes vai parar no mar.
A iniciativa já atua há anos no país, com foco em ações práticas, engajamento social e transformação de hábitos.
Por meio de sua atuação contínua, tem inspirado escolas, comunidades e organizações a refletirem sobre consumo, descarte e responsabilidade ambiental coletiva.
O resultado dos primeiros três meses de 2025 revela não só a dimensão do problema do lixo nos espaços públicos, como também a força das redes de voluntariado ambiental no Brasil.
Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030
País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019
Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma
Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF