12 de Maio de 2023,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A partir desta semana, moradores da capital paulista vão poder trocar gratuitamente lâmpadas antigas (incandescentes) por modelos de LED em postos instalados nas estações de trem da capital.
Promovida em parceria entre a ViaMobilidade e a Enel, a iniciativa inclui a Campanha Consumo Consciente e busca informar a população sobre a importância de economizar energia para a sustentabilidade do planeta.
Para dar uma ideia da diferença, uma lâmpada incandescente de 60 watts gasta mais energia do que uma lâmpada LED de 10 watts para produzir a mesma quantidade de luz. Ou seja, seis vezes menos!
Além disso, as lâmpadas de LED têm uma vida útil muito maior do que as incandescentes, o que significa que precisam ser substituídas com menos frequência.
Para efetuar as trocas, os passageiros precisam apresentar uma conta de energia elétrica e há limite de dez lâmpadas por instalação.
Nunca descarte lâmpadas nem no lixo comum, nem no lixo reciclável.
Apesar de serem recicláveis, as lâmpadas contêm substâncias tóxicas em sua composição e precisam ser descartadas em coletores especiais.
Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei e fabricantes, comerciantes e importadores devem implementar a logística reversa do material e encaminhar os resíduos para a reciclagem.
Em resumo, descartar lâmpadas incorretamente pode causar danos irreversíveis para o meio ambiente e ser muito prejudicial para a saúde da população!
Clique aqui e encontre o ponto de coleta mais próximo da sua casa
Quase metade dos entrevistados afirma sempre separar os materiais para reciclagem
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país