Recicla Sampa - Canadá começa a reciclar rolhas de cortiça
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Canadá começa a reciclar rolhas de cortiça

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Conjunto de rolhas. Foto: maramicado / Shutterstock

Chegar em casa naquele dia frio, abrir um bom vinho e relaxar depois do trabalho é muito prazeroso, mas você sabia que ainda não há uma tecnologia para reciclar as rolhas de cortiça? Pois é, e elas acabam quase sempre nos aterros sanitários, isso quando não são descartadas de forma inadequada no meio ambiente.

Foi pensando numa solução para esse problema que a Return-It, ONG especializada na logística reversa do setor de bebidas, e a SOLE, fabricante de calçados sustentáveis, ambas canadenses, desenvolveram um programa piloto para coletar, processar e reaproveitar as rolhas, produzidas aos milhões todos os anos pela famosa indústria de vinhos do país.

Foto1
Embalagem para descarte de rolhas da Return-It. Foto: Divulgação

Neste período de testes, foi instalado um único ponto de coleta na região de West Kelowna. A previsão é ampliar nos próximos meses a quantidade de pontos para toda a Colúmbia Britânica, província localizada no extremo oeste do Canadá.

Segundo a SOLE, cada par de palmilhas, sapatos e sandálias de cortiça reciclada contém entre 22 e 60 rolhas de vinho. Além de serem ambientalmente sustentáveis, os calçados são naturalmente elásticos, absorvem a umidade e reduzem os odores ruins.

CEO e presidente da Return-It, Allen Langdon explica que a cortiça é um ótimo material para este tipo de produto, principalmente por ser 100% natural e carbono-negativo. “Ela é ideal para substituir as espumas e o plástico à base de petróleo utilizadas atualmente na indústria calçadista”, revela Allen.

“Ao utilizar nossos recursos e sistemas para reciclar cortiça, adicionamos um elemento novo e empolgante à nossa missão de desafogar o volume de resíduos nos aterros e promover a economia circular no Canadá e no mundo”, finaliza o executivo.

 

A Return-It também destaca que para uma tonelada de cortiça colhida, a floresta absorve 70 toneladas de CO2 da atmosfera. E a colheita da casca também aumenta de três a cinco vezes o consumo de carbono do sobreiro, espécie de carvalho do qual se extrai a cortiça, além de ter o poder de prolongar a vida útil da árvore para mais de 300 anos.

Texto Produzido em 15/6/2021


Últimas

Notícias

Indicadores de coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024