Recicla Sampa - Canadá começa a reciclar rolhas de cortiça
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Canadá começa a reciclar rolhas de cortiça

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Conjunto de rolhas. Foto: maramicado / Shutterstock

Chegar em casa naquele dia frio, abrir um bom vinho e relaxar depois do trabalho é muito prazeroso, mas você sabia que ainda não há uma tecnologia para reciclar as rolhas de cortiça? Pois é, e elas acabam quase sempre nos aterros sanitários, isso quando não são descartadas de forma inadequada no meio ambiente.

Foi pensando numa solução para esse problema que a Return-It, ONG especializada na logística reversa do setor de bebidas, e a SOLE, fabricante de calçados sustentáveis, ambas canadenses, desenvolveram um programa piloto para coletar, processar e reaproveitar as rolhas, produzidas aos milhões todos os anos pela famosa indústria de vinhos do país.

Foto1
Embalagem para descarte de rolhas da Return-It. Foto: Divulgação

Neste período de testes, foi instalado um único ponto de coleta na região de West Kelowna. A previsão é ampliar nos próximos meses a quantidade de pontos para toda a Colúmbia Britânica, província localizada no extremo oeste do Canadá.

Segundo a SOLE, cada par de palmilhas, sapatos e sandálias de cortiça reciclada contém entre 22 e 60 rolhas de vinho. Além de serem ambientalmente sustentáveis, os calçados são naturalmente elásticos, absorvem a umidade e reduzem os odores ruins.

CEO e presidente da Return-It, Allen Langdon explica que a cortiça é um ótimo material para este tipo de produto, principalmente por ser 100% natural e carbono-negativo. “Ela é ideal para substituir as espumas e o plástico à base de petróleo utilizadas atualmente na indústria calçadista”, revela Allen.

“Ao utilizar nossos recursos e sistemas para reciclar cortiça, adicionamos um elemento novo e empolgante à nossa missão de desafogar o volume de resíduos nos aterros e promover a economia circular no Canadá e no mundo”, finaliza o executivo.

 

A Return-It também destaca que para uma tonelada de cortiça colhida, a floresta absorve 70 toneladas de CO2 da atmosfera. E a colheita da casca também aumenta de três a cinco vezes o consumo de carbono do sobreiro, espécie de carvalho do qual se extrai a cortiça, além de ter o poder de prolongar a vida útil da árvore para mais de 300 anos.

Texto Produzido em 15/6/2021


Últimas

Notícias

Colégio Arquidiocesano firma compromisso Lixo Zero

Tradicional escola paulistana adota meta de desviar 90% dos resíduos de aterros

07/05/2025
Notícias

Lula revoga decreto de importação de lixo reciclável

Decisão ocorre após pressão nacional de catadores contra risco de concorrência injusta

06/05/2025
Notícias

Reciclagem no Brasil pode gerar 244 mil empregos até 2040

Estudo indica que setor tem potencial para triplicar postos de trabalho no país

05/05/2025
Notícias

Ubatuba instala coletores para bitucas nas praias da cidade

Projeto promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato

02/05/2025