Casal americano cria próteses de mão com plástico retirado do mar

14/05/2019

Imagem - Foto: Million Waves Project

Foto: Million Waves Project

Natureza e lixo não combinam. Incomodados com a quantidade de plásticos no mar perto de sua casa, um casal americano conseguiu equacionar duas questões ao mesmo tempo: uma ambiental e outra social. Chris e Laura Moriarty estão recolhendo plásticos do oceano e transformando os materiais em próteses de mão para crianças.

O casal que vive em Anacortes, cidade litorânea do estado de Washington, nos Estados Unidos, fundou o projeto Million Waves e hoje conta com a parceria da Washington CostSavers, uma Ong que coleta plásticos ao longo da costa americana. Para fazer uma prótese de mão são necessárias apenas 15 garrafas de plástico, 45 dólares e dois dias.

O casal usa um programa de computador para projetar a mão e pede para uma empresa processar o plástico. A prótese é concluída em uma impressora 3D.

Em apenas dois meses, eles já distribuíram 16 peças. Por 45 dólares, os doadores do projeto recebem um chaveiro com uma foto da pessoa que receberá a prótese. O mapeamento das crianças é feito por meio de um aplicativo, desenvolvido pelo próprio casal.

Futuramente, o plano é comprar um triturador de plástico para processar melhor o produto. Chris e Laura Moriarty também pretendem fechar parcerias com empresas para pescar plásticos ao longo do Oceano Pacífico e ampliar a produção de próteses a fim de atingir as cerca de 40 mil crianças que precisam do membro em todo o mundo.

 

Fonte: Million Waves Project; Illinois.edu

 

Texto produzido em 05/11/2018

 

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados