25 de Novembro de 2019,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A reciclagem possui o poder da transformação, não só no meio ambiente, mas também na vida de catadores, que são beneficiados com a venda de resíduos. Um exemplo disso é a história de Lindiana da Silva, de 50 anos, moradora de Parnamirim, município do Rio Grande do Norte, que durante seu trabalho como catadora começou a resgatar livros usados para ler com a filha. Ela já chegou a ler 50 exemplares em um ano.
Em reportagem para o Fantástico, da Rede Globo, Lindiana relatou ser apaixonada por leitura desde criança e sonhava em ser professora. Por falta de condições, acabou não concluindo os estudos. Durante o trabalho como catadora de recicláveis passou a recolher as publicações que encontrava no lixo. Assim, conseguiu repassar sua paixão para a filha, Maria Clara. “Eu me sinto privilegiada, porque posso ler vários livros diferentes”, contou a estudante, que hoje é mediadora de leitura na escola que frequenta.
Reconhecida por sua iniciativa, Lindiana também foi convidada a realizar leituras para outros alunos da instituição, além de doar todas as obras já lidas por ela e pela filha para a biblioteca do colégio. “A minha biblioteca é na rua, onde eu pego meus livros e levo para casa. Minhas estantes são as lixeiras, onde o pessoal coloca os livros”, diz.
Fontes: G1, Revista Pais & Filhos
Texto produzido em 18/07/2019
Quase metade dos entrevistados afirma sempre separar os materiais para reciclagem
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país