Recicla Sampa - Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades em Brasília.

Diante uma queda história de preços e de uma crise de mercado que se arrasta desde a pandemia, os catadores resolveram se mobilizar para promover e impulsionar novamente a reciclagem de papel no Brasil.

Na última sexta-feira (24), representantes da indústria e do governo federal receberam integrantes de diferentes entidades do setor no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em uma reunião que debateu a cadeia de reaproveitamento do material no país.  

Entre os participantes, estiveram o presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha; Anderson Nassif, presidente da UNICATADORES; além de Luiz Henrique Silva e Aline Sousa, lideranças do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR).

De acordo com os dirigentes, o encontro teve como objetivo discutir práticas e políticas públicas que possam ser incorporadas à Estratégia Nacional de Economia Circular. A ideia é

fomentar um ciclo produtivo mais eficiente, sustentável e inclusivo.

Durante a reunião, os representantes dos catadores fizeram questão de destacar o papel fundamental que os trabalhadores autônomos e cooperados desenvolvem na cadeia da reciclagem no Brasil.

Eles também chamaram atenção para os principais desafios da reciclagem de papel no país, como queda dos preços, alta tributação (pis, cofins e ICMS) das organizações, falta de incentivos fiscais, falta de diálogo entre categoria e indústria, e facilidade de importação destes materiais pelas empresas.

“É tempo de priorizar e ampliar parcerias com as organizações de catadores, estabelecendo diálogos, implementando sistemas de rastreabilidade na cadeia e valorizando aspectos sociais. Ou seja, falta o “S” das estratégias ESG”, afirmou o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

Clique aqui e leia a nota da ANCAT na íntegra


Últimas

Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025
Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025